Portal A7 explica diferença entre pernilongo e mosquito da dengue
É possível identificá-los por várias características como cor e hábitos
A dengue é uma realidade no Brasil, há décadas. Já sabemos quais são os sintomas da doença e como combater a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, mas muitas pessoas ainda confundem os pernilongos normais com os transmissores da dengue. As diferenças são muitas e fáceis de identificar.
As características e o hábito do voo de ambos também são diferentes. Enquanto o pernilongo tem um voo mais lento e ruidoso (gerando um zumbido), o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso e costuma atacar de 9h às 13h. Os pernilongos, por sua vez, agem à noite, a partir das 18h.
Outra diferença está na picada. O pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Já o mosquito da dengue não deixa marcas e não provoca coceira na picada. Vale lembrar ainda que o Aedes aegypti também é o transmissor da febre chikungunya, da febre amarela e do zica vírus.
Ambos colocam ovos em água parada, mas o mosquito da dengue prefere água limpa e deposita os ovos em vários locais, individualmente. Já o pernilongo coloca seus ovos juntos, em forma de jangada, em água suja, poluída.
Dengue no Espírito Santo
Até o mês de outubro o estado do Espírito Santo havia registrado mais de 16 mil casos de dengue no ano de 2022.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), informa que o estado continua em estabilidade em casos de dengue.
Mesmo com estabilidade, não podemos descuidar dos cuidados de enfrentamento à doença, uma vez que o verão, é o período de maior sazonalidade da doença.
*Com informações do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG).
Foto: Reuters/Paulo Whitaker
Fonte: Agência Brasil