Prefeito de Cachoeiro presta contas de 2020
Victor Coelho presta conta aos vereadores dos resultados obtidos durante sua gestão no ano de 2020
Em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (9), a Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim recebeu o prefeito Victor Coelho, para prestação de contas sobre sua atuação frente ao Poder Executivo no ano de 2020, conforme previsto no artigo 69, inciso X e outros, da Lei Orgânica Municipal.
“A prestação de contas é uma oportunidade para que o prefeito faça uma avaliação sobre o trabalho realizado no ano anterior, aquilo que foi positivo e as dificuldades que encontrou. E, principalmente, para que possamos conhecer o planejamento do ano corrente, com todas as reais possibilidades de investimento”, afirma o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV).
Logo no início, o prefeito agradeceu a Deus por todos os presentes, por estarem vivos e com saúde, prestando contas de um ano tão desafiador, como foi 2020. “A pandemia tem proporcionado momentos muito difíceis para todos nós, mas ainda assim conseguimos realizar muitas ações que merecem destaque”, disse o prefeito.
Em seguida, ele lamentou o falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Juarez Tavares Matta, e também do pai do secretário municipal de saúde Márcio Guedes. “Tudo o que está acontecendo tem me trazido a oportunidade de repensar algumas coisas, olhar a gestão de forma diferente, e pensar no próximo de forma diferente, buscando soluções, em vez de fomentar mais problemas”, afirmou.
A prestação de contas foi ilustrada por um painel com 194 slides, contendo informações sobre todas as áreas da gestão. O prefeito relacionou as obras, reformas e serviços oferecidos em todo o município. Chamaram atenção as ações relacionadas ao combate ao coronavírus e às necessidades decorrentes da pandemia, como a distribuição de mais de 45 mil kits alimentação para alunos da rede municipal; distribuição de 5.964 cestas de alimentos (mais de 107 toneladas de alimentos) às famílias em situação de vulnerabilidade econômica atendidas pelo CRAS; repasse de R$ 1 milhão de reais ao setor cultural, pela Lei Aldir Blanc; 26.566.854 registros de atendimentos e abastecimento de medicamentos e insumos nas Unidades Básicas de Saúde e, na assistência farmacêutica, 87.473 atendimentos e dispensação de 5.920.775 medicamentos à população.
“Em 2020, enfrentamos graves desafios: maior enchente do rio Itapemirim; pandemia da Covid-19 e retração da economia. Como Cachoeiro já estava em processo de modernização, foi possível definir estratégias eficientes, para minimizar os impactos negativos e traçar diversas medidas de enfrentamento. Dessa forma, coerente com nossas propostas e com as adequações necessárias, desenvolvemos ações para garantir uma Cachoeiro mais humana, empreendedora e moderna”, concluiu o prefeito.