Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
PROJETO SOBRE PARTO HUMANIZADO AVANÇA NA ASSEMBLEIA
Deputados da Comissão de Constituição e Justiça aprovaram por unanimidade.
Uma boa notícia para as gestantes capixabas, o projeto 118/23, que regulamenta a humanização do procedimento na hora do parto, venceu mais uma etapa e agora segue para outras comissões, até chegar ao plenário para aprovação.
O deputado Wellington Callegari, autor do projeto, comemorou, mas lembrou que ainda existem outras comissões: “Estou feliz pela aprovação unânime do Projeto na Comissão de Constituição e Justiça. Avançamos bem, contudo, precisamos lutar para que o projeto prossiga sem maiores percalços, até o dia da votação da matéria. Essa vitória inicial eu dedico a todas as mulheres que foram vítimas de violência obstétrica. O Estado tem a obrigação de fazer justiça e de corrigir esse mal”.
Uma vítima de violência obstétrica que não quis se identificar comentou sobre a importância da medida: “Se essa Lei estivesse em vigor anos atrás, acredito que muitas mães estariam com seus filhos vivos. Só quem passou por isso conhece de perto o trauma de perder um filho, principalmente quando você descobre que sua tragédia poderia ser evitada”.
Lembrando que o Projeto 118/23 garante às gestantes o direito de livre escolha da modalidade na hora do parto, normal ou cesárea. Nos próximos dias a matéria deverá seguir para mais três comissões da Assembleia (Direitos Humanos, Saúde e Finanças), até a votação final.