QUE TAL FIDELIZAR SEU CLIENTE?
O administrador Douglas Chagas Fiorin e a advogada dra. Roberta Zóboli dão dicas simples de como fidelizar clientes
Se um cliente é frequentador assíduo de seu estabelecimento, sua presença precisa ser reconhecida pela empresa. Nada mais justo do que beneficiar esse consumidor por sua fidelidade e também, demonstrar as vantagens a outros que possam se tornar frequentes.
Quem não gosta de receber algum benefício para voltar a comprar na empresa?! Além de fidelizar o cliente, essa é uma grande estratégia para gerar resultados positivos e melhorar o fluxo de caixa e uma ótima ferramenta para os seus vendedores.
A empresa pode e deve criar formas de conquistar essa frequência das pessoas e impedir que busque outros comércio e opções, propondo vantagens e valorizando o cliente que, quanto mais for, mais acumula algum tipo de incentivo por parte do empreendedor.
Este mercado pode ser criado de diversas formas: Ganhar uma entrega grátis após alguns pedidos em um restaurante, ou a troca de pontos de cartão de crédito por objetos. De forma ainda mais simples, muito utilizado no ramo alimentício, o local oferece um cartão que pode ser carimbado ou colado um selo em toda visita, e após uma quantidade determinada, ganha desconto ou cortesia na refeição.
O mercado de fidelidade prevê vantagens tanto para o empreendedor quanto para o consumidor. O comércio ganha prestígio, consegue fazer a manutenção de clientes (que ainda podem fazer a divulgação orgânica da empresa) e lucrar.
Quem compra e já gosta do lugar por um motivo, passa a ficar ainda mais satisfeito e motivado a retornar, e ainda ganha um incentivo para isso. Seja uma entrega grátis, uma refeição, uma sobremesa, a oportunidade de ganhar alguma coisa como recompensa pela fidelidade é sempre muito válida.
Empresas que apostam nesse mercado são aquelas que reconhecem e valorizam a importância da troca entre empresa e consumidor final, sem considerá-los apenas meios para um fim, valorizando também o processo humano que há por trás das escolhas do seu cliente.
Essa estratégia é muito ampla, conseguindo atrair e respeitar diferentes públicos, de faixas etárias, classes e gêneros diferentes. Assim, a empresa cresce e consegue ampliar a cada ano a quantidade de pessoas que se cadastram em programas de fidelização. Com um simples passo inicial, você pode crescer, faturar e cativar ainda mais seus clientes.