Receita libera hoje consulta ao 1º lote da restituição do IR
Lote será o maior da história tanto em valor pago quanto em número de contribuintes. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A Receita Federal liberou hoje (24), a consulta para o 1º lote da restituição do Imposto de Renda referente ao ano de 2020.
Mais de 3,4 milhões de contribuintes receberão valores que somados chegam a R$ 6 bilhões. Será o maior lote de restituição da história, tanto em valor quanto em número de contribuintes.
Assim como nos anos anteriores, será pago primeiramente aos contribuintes com prioridade legal. Serão 96.686 idosos acima de 80 anos; 1.966.234 entre 60 e 79 anos,; 127.783 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença e 891.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Também receberão no 1º lote, 263.914 pessoas que não estão nos grupos prioritários, mas que entregaram as declarações até 28 de fevereiro deste ano.
O dinheiro será pago em 31 de maio. A consulta da restituição pode ser feita na página da Receita Federal pela internet, no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. Quem quiser também pode realizar a pesquisa pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.
A consulta ao site permite a verificação de eventuais inconsistências que impeçam o pagamento da restituição, como inclusão na malha fina. Caso alguma pendência seja encontrada, basta enviar uma declaração retificando e esperar os próximos lotes.