Rede de ensino de Vitória tem 98 estudantes do fundamental aprovados no Ifes
Grade Curricular é destaque no aprendizado
Deixar o Ensino Fundamental e entrar para o Ensino Médio é sempre um grande passo na formação dos estudantes. Já nessa etapa de ensino, conquistar uma vaga para os cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), reconhecido pela excelência no ensino, é o sonho de muitas famílias.
Entre os estudantes finalistas do 9º ano da rede municipal de Vitória, 79 adolescentes matriculados em 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) foram aprovados nos mais diversos cursos e para dez diferentes campi do Ifes no Estado. Na quarta-feira (21), alguns acompanhados de suas famílias, os estudantes foram recebidos pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pela secretária de Educação, Juliana Rohsner.
“Celebramos a coroação de um trabalho, de um esforço coletivo. Tivemos dois anos extremamente desafiadores. Com muito trabalho, esforço, dedicação de vocês, dos professores, aquilo que era uma meta, uma vaga no Ifes, vocês conseguiram chegar lá. Isso mostra a qualidade e a força dos nossos educadores. É esse empenho e essa dedicação que agradeço de maneira muito sincera e verdadeira, pela força e pela pujança da nossa educação. Nosso papel é fazer com que tenhamos a melhor infraestrutura, a melhor tecnologia, a melhor grade curricular para que os nossos estudantes tenham garantido o direito de aprender. Temos muitas conquistas. Hoje estamos cuidando com equidade das nossas escolas. A educação é o único instrumento verdadeiro de transformação social”, destacou o prefeito.
Os cursos escolhidos pelos estudantes de Vitória foram Integrado em Administração; Agropecuária; Alimentos; Biotecnologia; Edificações; Eletrotécnica; Estradas; Informática para Internet; Logística; Mecânica; Mecatrônica; Meio Ambiente; Portos; Química; e Zootecnia.
“A gente não tem certeza do que será lá na frente, mas não falta dedicação pra gente buscar os objetivos. Entrei aqui com esse desafio de fazer um pré-Ifes na rede, mas na pandemia tínhamos inúmeros desafios. Nós fortalecemos as nossas equipes e os nossos profissionais para estimular o interesse dos nossos estudantes. Tivemos visitas ao Ifes, professores fizeram projetos para fortalecer a aprendizagem e vocês conquistaram uma vaga. Essa é uma cerimônia de reconhecimento a vocês que sonharam, que estudaram e conquistaram uma vaga. Quero agradecer e reconhecer o trabalho dos diretores e professores que fazem a educação pública de qualidade em Vitória”, disse a secretária Juliana.
Os aprovados conquistaram vagas para os campi de Alegre, Aracruz, Cariacica, Centro-Serrano, Itapina, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha, e Vitória. Houve ainda um estudante aprovado para o curso Integrado em Equipamentos Biomédicos, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Emoção
Representando os estudantes do Ensino Fundamental, Giovana Batista Claudia, da Emef Marieta Escobar, de Santa Martha, e Caio Lima, Emef em Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, de Tabuazeiro, falaram um pouco das emoções de encerrar um ciclo e a expectativa para o Ifes.
“Quero primeiramente agradecer aos professores por saber nos aconselhar nesse caminho, nos guiar, nos instruir mesmo. Isso não seria possível se não tivéssemos bons profissionais. Esse mérito não é só meu, é nosso. É um sentimento muito único saber que a gente conseguiu, que a gente terminou o ensino fundamental. É um final e um começo ao mesmo tempo. Dá medo. E eu acho importante a gente ter alguém para apoiar a gente. Quero agradecer aos meus pais e aos meus amigos. Obrigada por não me deixarem desistir”, agradeceu Giovana.
“Gostaria de agradecer a oportunidade de poder falar aqui, é uma grande honra ter vocês me ouvindo. Gostaria de falar sobre a experiência de participar na prova. O ano inteiro fica uma questão na sua cabeça. Passar no Ifes é um prestígio muito grande. Você olha aquela prova, 40 questões, é difícil. Você dá o seu melhor, volta pra casa e depois fica esperando até o dia que sai a lista. É uma felicidade ver seu nome ali, mas é sempre muito difícil ver pessoas que não conseguiram passar. Agora temos que esperar até março do ano que vem para começar as aulas. Fico imaginando como será o primeiro dia. Pela reputação, acredito que todo mundo quer estar no Ifes “, ressaltou Caio.
Muitas famílias também estiveram presentes no evento, acompanhando os estudantes.
EJA
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Vitória também seguem em busca de continuar seus estudos, desta vez no Ensino Médio integrado a um curso técnico de Guia de Turismo, Hospedagem, Metalurgia ou Segurança do Trabalho, ofertados pelo Ifes.
Ao todo, no processo seletivo Proeja Ifes 2023, 194 estudantes da EJA de Vitória fizeram inscrição para as 160 vagas disponíveis. Dentro das vagas dos cotistas que já foram divulgadas, estão 19 estudantes da rede de Vitória entre os aprovados, que estudam na Emef Admardo Serafim de Oliveira, com turmas espalhadas por toda a cidade, e na Emef Suzete Cuendet.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação da EJA, tem um acordo de cooperação mútua com a instituição federal de ensino para estimular os estudantes da modalidade EJA a seguirem com sua formação acadêmica, ampliando as possibilidades de atuação desse público no mundo do trabalho.
Fonte: Prefeitura de Vitória-ES