Rematrícula nas escolas municipais de Cachoeiro começa nesta quarta-feira
Pais e responsáveis terão até o dia 28 de novembro para fazer solicitação no Portal do Aluno. Foto: Márcia Leal/PMCI
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) iniciará, nesta quarta-feira (24), o processo de rematrícula nas escolas da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Os pais e responsáveis pelos estudantes poderão fazer a solicitação pela internet, via Portal do Aluno (www.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno), até 28 de novembro.
Embora o procedimento on-line reserve a vaga do aluno na escola em que ele já estuda, os responsáveis deverão comparecer à unidade, nos meses de janeiro e fevereiro, conforme cronograma que será divulgado posteriormente.
Na ocasião, deverá ser apresentada a cópia do cartão de vacina atualizado, acompanhado de declaração expedida pela unidade de saúde, para atualizar os dados cadastrais do estudante e efetivar a rematrícula. Em caso de alunos com deficiência, o responsável terá que apresentar também laudo médico atualizado.
“Essas informações são essenciais para manter a segurança sanitária em nossas unidades de ensino, por isso, pedimos aos pais e responsáveis que façam a rematrícula no período certo, fiquem atentos ao cronograma e, principalmente, não deixem de colocar a vacinação das crianças e adolescentes em dia – em relação a todas as vacinas, não apenas contra Covid-19”, disse a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
Matrículas
Estudantes egressos da Educação Infantil e das turmas iniciais do Ensino Fundamental terão prioridade em escolas de sua região geoescolar que disponham de vagas, em relação aos inscritos para matrículas novas. Para isso, a solicitação de encaminhamento para a unidade escolar deverá ser feita, no período de 2 a 5 de dezembro, por meio do Portal do Aluno.
Para as matrículas novas, os pais e responsáveis deverão fazer a solicitação no Portal do Aluno entre os dias 6 e 12 de dezembro. A efetivação se dará de acordo com cronograma a ser divulgado, levando-se em conta a adequação do fluxo de estudantes dentro da região geoescolar.
Para a efetivação da matrícula nova, deverão ser apresentadas cópias dos seguintes documentos:
– Certidão de nascimento.
– Comprovante de escolaridade, histórico escolar ou declaração da unidade de ensino de origem (exceto para os interessados nas vagas de Maternal I, II, III e IV, ou seja, alunos de 0 a 3 anos).
– Cartão de vacinação atualizado, acompanhado de declaração expedida pela unidade de saúde.
– Laudo médico atualizado, para estudantes com deficiência, salvo quando houver laudo definitivo.
– Comprovante de residência atualizado (somente conta de energia).
– CPF do pai, mãe ou responsável legal.
– CPF da criança ou estudante.
– Cartão do SUS.
– Registro individual das aprendizagens do estudante (somente para efetivação de matrícula no Maternal II, Maternal III, Maternal IV, Pré I, Pré II, 1º ano, 2º ano e 3º ano).