Secult promove Encontros Setoriais da Cultura nos próximos dias 6 a 11 de novembro em Vitória e Aracruz
As inscrições estão abertas para o evento, que será preparatório para as conferências estadual e nacional de cultura.
A Secretaria da Cultura (Secult) promove, entre os dias 6 e 11 de novembro, os Encontros Setoriais da Cultura. A série de eventos vai reunir, ao longo de seis dias, artistas, agentes culturais e demais representações de segmentos específicos, que terão a oportunidade de dialogar sobre as políticas públicas da cultura no estado e no país, bem como apresentar propostas construtivas sobre elas.
Outro aspecto importante é o fato de esses encontros serem preparatórios para a 4ª Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em dezembro, e a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece entre 4 e 8 de março em Brasília, Distrito Federal. Na conferência estadual, serão escolhidas mediante votação as pessoas que vão representar o Espírito Santo na 4ª CNC.
Os encontros serão realizados no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e no Hub ES+, ambos localizados no Centro de Vitória. A única exceção é o encontro setorial das culturas indígenas, que acontece no município de Aracruz.
Quem pode participar? Qualquer agente cultural ou membro da sociedade civil interessado pode participar do evento. Para isso, basta se inscrever neste link.
O encontro é realizado pela comissão organizadora da Secult com o Conselho Estadual de Cultura (CEC)
De acordo com o gerente do Sistema Estadual de Cultura, Herialdo Plotegher. “Reavivar as discussões setoriais fortalecerão a revisão e a retomada – e em alguns setores, a elaboração e a implementação – de políticas públicas que considerem as especificidades de cada setor, ao mesmo tempo em que pensem o campo da Cultura em sua totalidade. Pensar cada setor, considerando a complexidade do campo da Cultura e da sociedade brasileira, a partir da escuta de quem de fato cria e produz arte e cultura em nosso país, é fundamental, pois somente desta forma, com ampla participação social em todo o processo do ciclo das políticas culturais, avançaremos rumo à equidade e justiça social”, destaca Plotegher..
Representatividade
No encontro setorial, serão escolhidos os delegados setoriais que vão representar cada segmento nas Conferências Estadual e Nacional de Cultura. Esses participantes têm papel fundamental para contribuir com a elaboração de propostas e relatórios sobre os eixos temáticos que vão nortear a metodologia e as diretrizes de um novo Plano Estadual de Cultura – a ser incorporado em 2024, em consonância com o plano nacional que será definido na 4ª CNC.
Além da elaboração de propostas, os participantes terão ainda oportunidade para trocar experiências e dialogar sobre as convergências das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.
Conheça os setores participantes:
Arquitetura e urbanismo
Arquivos
Arte digital (que inclui cinema e games)
Artes visuais
Artesanato
Circo
Culturas indígenas
Culturas Populares
Dança
Design
Expressões artísticas culturais afro-brasileiras
Livro, leitura e literatura
Moda
Museu
Música
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Material
Teatro
Programação:
06/11 (segunda) – 18h às 21h
Música – Auditório HUB ES+
Museu – Auditório MAES
Patrimônio Imaterial – Sala Criativa HUB ES+
07/11 (terça) – 18h às 21h
Arte digital – Sala Maker HUB ES+
Artes visuais – Auditório MAES
Expressões artísticas culturais afro-brasileiras – Sala Criativa HUB ES+
08/11 (quarta) – 18h às 21h
Livro, leitura e literatura – Auditório HUB ES+
Patrimônio Material – Auditório MAES
Circo – Sala Marker HUB ES +
09/11 (quinta) – 18h às 21h
Dança – Sala Criativa HUB ES+
Arquitetura e urbanismo – Auditório MAES
Artesanato – Auditório HUB ES+
10/11 (sexta) – 18h às 21h
Design – Auditório MAES
Moda – Sala Criativa HUB ES+
Teatro – Auditório HUB ES+
11/11 (sábado) – 14h às 17h
Cultura indígenas – Aracruz (local a definir)
Culturas Populares – Auditório HUB ES+
Arquivos – Sala Criativa HUB ES+
Locais:
HUB ES +, Praça Costa Pereira, 30 – Centro, Vitória
Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Avenida Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória
Aracruz (local a ser definido)
4º Conferência Nacional de Cultura: “Democracia e Direito à Cultura”
O objetivo geral da 4º Conferência Nacional de Cultura é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando ao fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil. Leis e demais políticas públicas de cultura como Lei Paulo Gustavo e da Aldir Blanc 2, serão discutidas no evento.
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência Nacional de Cultura é organizada pelo MinC, por meio do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e reúne agentes culturais de todo o Brasil para debater as políticas culturais. Nas três edições anteriores, a conferência chegou a ter representantes de 26 estados. O tema da próxima edição vai abordar seis eixos temáticos: 1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2. Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; 3. Identidade, Patrimônio e Memória; 4. Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e 6. Direito às Artes e Linguagens Digital.
Conselho Estadual de Cultura
Dialogar, contribuir e integrar a sociedade nas melhorias das ações de políticas culturais do Estado são algumas das atividades do Conselho Estadual de Cultura, órgão consultivo vinculado desde 1967 à Secretaria da Cultura. O CEC tem a função de propor, por meio de atos e resoluções, o aprimoramento de atividades em diferentes áreas culturais no Estado.
Constituído por representantes da sociedade civil, governamentais, regionais e de áreas técnicas, o Conselho contempla diversos setores artístico-culturais. Outro aspecto é a abrangência territorial, tendo em vista que os membros titulares representam os municípios das regiões norte, centro-oeste, sul, Caparaó, serrana e da Grande Vitória.