Sejus abre 50 vagas para Curso de Operações Táticas Prisionais
A Secretaria da Justiça (Sejus), por meio da Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), divulgou nesta quarta-feira (1º) o edital de processo seletivo interno para o Curso de Operações Táticas Prisionais (COTP). O curso é voltado para inspetores penitenciários de carreira, com a oferta de 50 vagas. As inscrições estão abertas no período de 1º a 15 de junho e podem ser realizadas na Escola Penitenciária, presencialmente ou por e-mail: epen@sejus.es.gov.br.
O Curso de Operações Táticas Prisionais tem como objetivo capacitar o candidato com conhecimentos e habilidades avançadas para o exercício das atividades de intervenção tática prisional. Durante o curso, que será realizado no período de 1º de agosto a 12 de setembro de deste ano, os candidatos ficarão à disposição da Escola Penitenciária (Epen) e da Diretoria de Operações Táticas (DOT).
Das 50 vagas ofertadas, 40 serão distribuídas para inspetores dos quadros efetivos da Sejus, sendo cinco vagas para a DOT. As demais, serão direcionadas à Policia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
O processo seletivo terá a fase de pré-seleção em caráter eliminatório e a fase de seleção terá caráter eliminatório e classificatório, que corresponde a etapa do Teste de Aptidão Física (TAF).
Operador tático policial
O operador tático policial tem a finalidade de manter a ordem e a disciplina em conflitos, motins e rebeliões e ainda realizar periodicamente revistas preventivas nas unidades prisionais. Também realiza atividades correlatas no âmbito da segurança pública. O curso visa a proporcionar um trabalho de alto padrão de profissionalismo e ética no cumprimento do dever, além de resistência física e psicológica.