Setembro Amarelo: Saiba como identificar comportamentos suicidas
Psicóloga Priscila de Castro Côgo Thezolin explica os sinais que podem ser identificados por familiares e amigos
Nesta sexta-feira (10) é o Dia Mundial de Conscientização e Prevenção do combate ao suicídio. A psicóloga da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Priscila de Castro Côgo Thezolin, explica sinais que podem identificar pessoas nessa situação.
Segundo a especialista, são diversos fatores que devem ser observados, entre eles a mudança de comportamento, depressão, mudança de humor e desapego de bens materiais.
“Uma pessoa que está nessa fase, está sempre muito quieta e deprimida e, quem está triste, não muda de humor de uma hora para a outra. Se notar esse comportamento é sinal de que é preciso ficar alerta”, orientou.
Outra dica é ficar atento se a pessoa comentar que a vida não faz mais sentido ou se começa a visitar familiares que há muito tempo não encontrava, como se estivesse se despedindo.
“São comportamentos que a gente consegue perceber no dia a dia e só o fato de dizer que você está por perto, não é suficiente. Essa pessoa precisa de ajuda, de acompanhamento e tratamento”, reforçou a psicóloga.