Simulados da BRK reforçam a importância da prevenção aos impactos ambientais
Atividades buscam capacitação e melhoria contínua das práticas de segurança ambiental da concessionária
Com o objetivo de capacitar e conscientizar os funcionários sobre a importância de evitar impactos ao meio ambiente, a BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, realiza uma série de simulados para reforçar e destacar os procedimentos, nos vários cenários em que as atividades da empresa estão passíveis de ocorrências.
Somente neste ano, 45 funcionários já participaram em dez simulados promovidos, que alertaram sobre o transporte de resíduos sólido e semissólido provenientes de esgoto doméstico, possível odor nas Estações de Tratamento de Esgoto, queda de resíduos em vias públicas e rodovias, vazamento de produtos químicos, entre outros temas.
Neste ano, os treinamentos foram realizados na Estação de Tratamento de Água João Goulart, localizada no bairro Ilha da Luz; na Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Coronel Borges; e no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim. Participam os funcionários que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Brigada de Incêndio e as áreas de Manutenção de Redes e Tratamento de Água e Esgoto.
Durante as atividades, eles são avaliados e orientados em relação às eventualidades que podem ocorrer no dia a dia de trabalho, com foco voltado para a promoção de melhorias.
A responsável da área de Meio Ambiente da BRK em Cachoeiro, Franciely Bravin, explica que cada simulado apresenta etapas próprias para o controle de emergências e também abordam assuntos em comum, como a adoção de medidas de segurança (sinalização e paramentação) e realização de procedimentos operacionais e ambientais para contenção e controle emergencial.
“Os simulados visam à melhoria contínua dos nossos serviços e o engajamento dos funcionários na adoção de práticas de segurança ambiental. Com a atividade, reforçamos a importância do atendimento das normas ISO relacionadas aos cenários de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e ao Plano de Emergências da BRK”, disse Franciely Bravin.