Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Hospital Unimed realiza primeira cirurgia cardíaca em Cachoeiro de Itapemirim
Procedimento foi feito em um paciente de 86 anos, durou cerca de seis horas e contou uma equipe de dez profissionais de saúde
Foi realizada nessa quarta-feira (25), a primeira cirurgia cardíaca com CEC (Circulação Extracorpórea) do Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim. O procedimento de revascularização do miocárdio (ponte de safena), feito em um paciente de 86 anos, marca uma nova etapa da cooperativa de saúde, com um cuidado completo e integrado em procedimentos de alta complexidade e tratamento clínico especializado dedicados exclusivamente ao coração.
A cirurgia durou cerca de seis horas e contou uma equipe de dez profissionais de saúde, sendo três cirurgiões cardíacos, um anestesiologista, uma biomédica perfusionista, uma instrumentadora cirúrgica e profissionais de enfermagem. O cirurgião cardiovascular e coordenador da Unimed Coração, Lisandro Gonçalves Azeredo, disse que o procedimento ocorreu como o planejado e sem intercorrências. Em cirurgias como esta, a alta hospitalar ocorre entre seis e dez dias e a recuperação integral leva de dois a três meses, período necessário para a cicatrização do tórax do paciente.
“Esta é uma cirurgia de alta complexidade para tratar obstruções coronarianas graves e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, criando um caminho alternativo para o sangue, as chamadas pontes. O procedimento foi feito com circulação extracorpórea, quando é necessário parar temporariamente o coração enquanto um aparelho controla a circulação e a oxigenação do sangue, substituindo a função do coração e dos pulmões enquanto a cirurgia é realizada”, explicou Lisandro Azeredo.
Para o diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Gediel Teixeira Xavier, a estrutura completa do Hospital Unimed, com serviços de diagnósticos, laboratório, UTI especializada, banco de sangue, entre outros, oferece mais conforto, segurança e comodidade aos clientes que necessitam de procedimentos de pequena, média ou alta complexidade. “Somos a única operadora de saúde com hospital próprio na região, que hoje está integrado a uma rede própria que também é completa e possui o maior número de médicos cooperados. Isso permite que o cliente Unimed faça todo o seu tratamento aqui mesmo na região Sul com a melhor estrutura e atendimento em saúde”, completou.