Vacinação contra Covid é realizada na Apae de Cachoeiro
Ao todo, foram vacinadas 148 pessoas atendidas pela instituição, nessa quinta-feira. Foto: Márcia Leal/PMCI
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nessa quinta-feira (6), a vacinação contra a Covid-19 na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cachoeiro de Itapemirim, no bairro São Geraldo. Foram vacinadas 148 pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental atendidas pela instituição.
A presidente da Apae de Cachoeiro, Gabriely Bettini, explica que somente os atendimentos de saúde foram mantidos de forma presencial durante a pandemia, com limitação de uma pessoa atendida por vez, seguindo orientações da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo. A oferta dos demais serviços teve que ser adaptada.
“É uma conquista imensa o início dessa vacinação, foi um dia muito emocionante. Os pais estavam muito ansiosos, porque sabem que a Covid-19 representa um perigo maior para quem tem comorbidades. Por mais que tenham suas dificuldades, os nossos usuários estão muito conscientes da necessidade de proteção neste momento de pandemia e ficaram muito contentes com a vacina”, destaca Gabriely.
A ação faz parte da fase de vacinação em pessoas com comorbidades, iniciada esta semana.
No caso de pessoas de 18 a 59 anos com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental) que não têm vínculos com instituições, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.
A Semus ressalta que, nesse grupo, não estão incluídas pessoas com transtornos mentais e psiquiátricos.
“A campanha de imunização está avançando bem, dando prioridade às pessoas mais vulneráveis. Independente disso, é fundamental que toda a população continue tomando todas as medidas de prevenção necessárias para evitar a propagação da doença”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
Vacinação em outros grupos de pessoas com comorbidades
Pessoas de 18 a 59 anos com fibrose cística ou obesidade mórbida – Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou maior do que 40 – também podem procurar a UBS mais próxima da residência para se vacinarem. Será preciso comprovar a condição de saúde com laudo médico. No caso das pessoas com obesidade mórbida, se a pessoa não tiver laudo, um profissional de enfermagem da UBS fará o cálculo na hora.
Para pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), a Semus está organizando a vacinação in loco, nos hospitais em que são atendidas.
Para vacinar pessoas com deficiência permanente, de 55 a 59 anos, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), será considerado o cadastro do programa e levantamento junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Já pessoas de 50 a 59 anos com outras 13 comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19 – veja quais são aqui – devem agendar, até esta sexta-feira (7), a aplicação da primeira dose da vacina na UBS mais próxima.
Todas as doses recebidas pelo município para imunização desses públicos são da vacina Covishield/Fiocruz (Oxford/AstraZeneca).