Velas de embarcações colorem a Ilha na famosa regata da Volta da Taputera
Nos dias 19 e 20 de março será realizado um dos mais tradicionais eventos náuticos de Vitória, a famosa Regata Volta da Taputera. Em sua 68ª edição, a Regata terá um percurso de tirar o fôlego. São 16 Km, com largada às 11h, nas imediações da ilha do Socó, Praia de Camburi seguindo até a Taputera, pedra submersa que tem sua localização marcada por uma bóia, em frente ao Museu da Vale, em Argolas.
O evento, realizado pelo Iate Clube do Espírito Santo ( ICES ) junto à Federação Capixaba de Iatismo (Fecai), classifica os velejadores em duas categorias: Monotipo e Oceano.
Uma arquibancada, montada em frente ao Penedo, um dos mais belos cartões postais de Vitória, estará disponível para receber todos que quiserem prestigiar a Regata e contará com a presença de 45 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Matos Siqueira Gaudio.
Para Luzia Toledo, Diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), é importante que ocorram esses eventos. ” A Regata Volta da Taputera é clássica em Vitória, é muito importante retornar com força total. Esse é um esporte que une a cidade, traz alegria, traz beleza e fortalece o turismo náutico em nossa capital”, afirma.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, por maio da Secretaria de Esportes (Semesp), CDTIV, Secretaria de Educação (Seme) e Central de Serviços.
Foto Tadeu Bianconi