Vereadores pedem desconto de 90% no IPTU de Cachoeiro
O anúncio foi feito nessa segunda-feira durante uma audiência pública na Câmara. Foto: Divulgação/CMCI
Aprovada por unanimidade pelos vereadores na última sessão, a Comissão Especial da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim, criada para apurar todos os fatos que levaram ao aumento na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), realizou uma audiência pública nessa segunda-feira (21), com transmissão online.
A Comissão é presidida pelo vereador Diogo Lube (PP) – Suplente Alexandre de Itaoca (PSB), relator Paulinho Careca (PSB) – Suplente Sandro Irmão (PSD) e o membro Allan Ferreira (Pode) – Suplente Vandinho da Padaria (PSDB).
Durante a audiência, o presidente da Câmara, o vereador Brás Zagotto (PV) informou que os vereadores participaram de uma reunião no TCE-ES, em que o prefeito Victor Coelho e secretários municipais também compareceram. Segundo ele, o Tribunal acenou com uma luz no fim do túnel, pois o conselheiro afirmou que o Executivo e a Câmara têm poder de debater sobre os valores do desconto.
Desta forma, foi pedido ao prefeito que o desconto para pagamento à vista seja aumentado de 80% para 90% e que o do pagamento parcelado seja maior que 40%. Brás disse ainda, que isso será discutido nos próximos dias.
Segundo o vereador Allan Ferreira, a ideia inicial dos vereadores era revogar todo o aumento. “Nossa ideia inicial era de revogar 100% do aumento do IPTU, inclusive pelo momento que toda população está passando de pandemia, desemprego, comida cara, gasolina cara, etc. Sabemos que não era o que os cachoeirenses esperavam, mas legalmente estamos com um projeto para conseguir 90% de desconto e esperamos, votar o quanto antes para que seja colocado em prática o mais rápido possível”.