Vila Velha tem cão em ação lúdica nas escolas
Projeto busca aproximar instituições das forças de segurança e promover lições de combate à violência
Uma parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha e a Polícia Civil está levando, nas unidades municipais, uma ação lúdica e educativa. E um dos destaques fica por conta de um protagonista especial: um cão policial. É o Projeto Agente Canino nas Escolas, que promove lições de combate às violências, além de aproximar as instituições educacionais das forças de segurança.
A apresentação conta com a participação do pastor-belga-malinois que atua em operações policiais. Em Vila Velha, a iniciativa está sendo realizada em diversas unidades de ensino, sob organização do Setor de Atendimento Educacional Disciplinar (Saed) e do agente da Polícia Civil, Jorge Morgado. Nesta quinta-feira (14), a ação acontece na UMEF Ricardina Stamato da Fonseca, localizada em Jardim Colorado.
Outras unidades também já estão agendadas: UMEF Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva, no Ibes, no dia 20; UMEF Domingos José Martins, em Alvorada, no dia 26; e UMEF Naydes Brandão, na Glória, no dia 28. Dentre os temas discutidos, a equipe do Projeto Agente Canino nas Escolas dá orientações conforme cada faixa etária, abordando desde bullying, ações contra o patrimônio público e/ou bens alheios até a prevenção ao uso de drogas.
De acordo com a coordenadora do Saed, Letícia Pasolini, o projeto atrai o interesse dos alunos e reforça valores importantes.
“Ao trazer um cão policial para as atividades, o projeto não apenas cativa a atenção dos alunos, mas também cria um ambiente lúdico e interativo. São cultivados valores como respeito, empatia, cooperação e responsabilidade. Essa e as diversas outras ações que temos realizado para combater e prevenir quaisquer formas de violência junto aos estudantes ajudam a criar um ambiente educacional mais seguro e a despertar para a cidadania”, afirmou.
Texto: Laiz Fidalgo.