Virada do Japão pra cima da Alemanha em jogo marcado por protesto de jogadores cobrindo a boca
A equipe alemã se alinhou na formação tradicional antes da derrota para o Japão nesta quarta-feira e cada um dos 11 jogadores cobriu a boca com a mão direita
A partida terminou com o placar de 2 x 1 para o Japão contra a Alemanha, porém um dos momentos que chamou atenção, foi antes da bola rolar quando os jogadores da Alemanha cobriram a boca para a foto da seleção antes da partida de abertura da Copa do Mundo, em uma aparente repreensão à repressão da Fifa aos planos de usar braçadeiras para protestar contra a discriminação no país anfitrião, o Catar.
Parecia ser uma resposta ao aviso da FIFA às sete federações europeias, incluindo a Alemanha, de que os jogadores seriam penalizados se usassem braçadeiras coloridas “One Love” como símbolo de inclusão e diversidade. Os sete capitães de equipe tinham planejado usar as braçadeiras.
Árbitro assistente checou a braçadeira do capital alemão Manuel Neuer antes da partida; havia a dúvida se ele peitaria decisão da Fifa Ina.
O Catar está sob escrutínio por seu histórico de direitos humanos e leis que criminalizam a homossexualidade.
Segunda maior Zebra da Copa do Catar
Na partida, a Alemanha imprimiu seu estilo de jogo e dominou todo o primeiro tempo ficando com superior posse de bola e abriu o placar com um gol de pênalti marcado por Gundogan.
O goleiro Shuichi Gonda que havia cometido o pênalti voltou para o segundo tempo fazendo grandes defesas, impedindo que os alemães confirmassem seu favoritismo.
Depois de mexidas acertadas do técnico japonês, a equipe conseguiu chegar mais vezes ao ataque e aos 30, em um rebote de Neuer, Doan fez o gol do empate. Logo depois, Asano sacramentou a virada ganhando seu marcador na velocidade e chutando finalizou.
Outros jogos da quarta-feira da Copa
Grupo F –
Marrocos 0 X 0 Croácia
Bélgica 1 X 0 Canadá
Grupo E –
Espanha 7 X 0 Costa Rica
O Grupo E é o Grupo de Alemanha e Japão