Vitória contrata projeto para construção de Centro de Referência Social em Maruípe
A Prefeitura de Vitória contratou, na última sexta-feira (16), o projeto para a construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que será construído na avenida Maruípe, em frente ao Hospital Santa Rita de Cássia. O projeto do equipamento da Secretaria de Assistência Social (Semas) tem o prazo de elaboração de 180 dias com investimento de R$ 61.169,60.
O Creas é uma unidade pública voltada ao acompanhamento de famílias e indivíduos, em todos os ciclos de vida, que vivenciam situações de violação de direitos (violência doméstica, psicológica, financeira, negligência, abuso e/ou exploração sexual, trabalho infantil, situação de rua, dentre outros).
Atualmente, Vitória possui quatro Creas, sendo um deles especializado para Pessoas em Situação de Rua. As demais unidades funcionam em imóveis alugados no Centro, Bento Ferreira e Maruípe.
Em Maruípe são atendidos em média 30 munícipes por dia de 21 bairros das regiões da Grande São Pedro, Santo Antônio e Maruípe. Em 2021, foram 9.364 atendimentos.
No novo local a ser projetado trabalharão: assistentes sociais; psicólogos; terapeutas ocupacionais; pedagogo; educadores sociais e colaboradores do administrativo, totalizando 31 funcionários.
O anúncio da contratação do projeto ocorreu na sala anexa ao gabinete de prefeito, com a presença da secretaria de Assistência Social, Cintya Schulz, subsecretária de Alta Complexidade Carla Scárdua, do secretário de obras Gustavo Perin e de lideranças comunitárias de Maruípe.
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou que a administração está investindo em infraestrutura e manutenção em todos os bairros da cidade.
Essa é mais uma obra para Maruípe. Estamos reformando a Emef de tempo integral Eunice Pereira da Silva; Construindo o Cmei Jacy Alves Fraga, que está com as obras em estado adiantado. Agora, chegou o momento de levarmos a sede própria para o Centro de Referência Especoalizado em Assistência Social”, disse.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, explicou que as quatro unidades do Centro de Referência Especializado em Assistência Social funcionam em prédios alugados.
Nenhum deles confere dignidade a às famílias que são atendidas, nem aos servidores. Conseguimos uma área que fica na avenida Maruípe e com isso teremos um Creas acessível a todos os moradores deste território, que atende muitos idosos e pessoas com deficiência. Agradecemos ao esforço da gestão para que isso se concretize”, disse.
Representando a comunidade, o presidente da associação de moradores de Maruípe, Egno Lopes, parabenizou a administração por encontrar a solução para um problema que se arrastava há anos.
Vamos ter uma sede própria para o Creas, ocupando uma área que estava abandonada”, afirmou.
O secretário de obras, Gustavo Perin, explicou que antes da contratação do projeto técnicos das Secretarias de Assistência Social e de Obras conversaram com o objetivo de definir as diretrizes a serem seguidas para a contração do projeto.
Quem ocupará o futuro prédio é que sabe das reais necessidades. Quem elabora projetos e constrói sabe o que pode ser feito com um terreno disponível. Assim juntamos as duas experiências e propomos um prédio totalmente acessível, com três pavimentos e áreas para atender a todos os públicos que usam os serviços do Creas“, explicou.
Foto: Comunicação Prefeitura de Vitória