Vitória disponibiliza agendamento on-line para emitir Carteira de Identidade
A partir da próxima semana, moradores farão agendamento para emitir 1ª e 2ª via do documento. Foto: Secom PMV
A partir da próxima segunda-feira (24), os moradores de Vitória terão mais facilidade para solicitar o documento de identidade. A cidade passa a contar com o serviço de agendamento on-line para solicitação da 1ª ou 2ª via pelo site https://agendamento.vitoria.es.gov.br.
Serão 60 vagas disponíveis por dia e o agendamento será liberado sempre às 12h de cada dia (de segunda a sexta-feira). O quantitativo segue os critérios da classificação de risco para o enfrentamento à pandemia e os protocolos de prevenção ao coronavírus.
Desde março passado, o serviço de emissão de Carteira de Identidade na Casa do Cidadão ganhou duas horas a mais de atendimento, passando a funcionar das 12 às 18 horas, em dias úteis. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) com a Polícia Civil, responsável pela emissão do documento.
“Com o agendamento on-line, além da ampliação do horário de atendimento, damos mais oportunidades aos munícipes que procuram a Casa do Cidadão para a emissão da Carteira de Identidade”, destacou a titular da Semcid, Neuzinha de Oliveira.
O local também conta com emissão da Carteira de Trabalho digital, encaminhamento ao emprego pelo Sine e atendimento do Procon Vitória.
Documento
A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade é um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012.
No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via ainda é válida, de acordo com a legislação de cada Estado. O serviço é uma parceria com a Polícia Civil e os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos.
Documentos para solicitar a 1ª via:
Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada);
Uma foto 3×4 recente, com fundo branco;
Comprovante de residência.
Documentos para solicitar a 2ª via:
Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada);
Uma foto 3×4 recente, com fundo branco;
Pagamento da taxa DUA;
Comprovante de residência.
O CPF não é obrigatório, mas levando o documento, ele é acrescentado à Identidade.