Vitória reduz em 53% a fila para consultas oftalmológicas
Vitória da Saúde! Desde janeiro deste ano a Prefeitura de Vitória está ofertando, de forma complementar ao Estado, consultas e exames oftalmológicos para os moradores da capital.
Em 2021, 15.158 mil pessoas aguardavam por uma consulta. Hoje, há 7.065 pessoas na lista de espera, uma redução de 53% no número de pessoas aguardando por uma consulta nessa especialidade.
“Em um ano e quatro meses de gestão conseguimos atender mais da metade da população que aguardava por uma consulta em oftalmologia e zeramos a fila dos que aguardavam atendimento em caráter de urgência. Quando assumimos tínhamos 15 mil pessoas aguardando por uma consulta ou exame oftalmológico. Hoje, temos 7 mil pessoas esperando o atendimento. Com esse novo contrato vamos zerar a fila de oftalmologia, ainda neste ano. Serão mais de 195 mil consultas e exames ofertados, com investimento de cerca de R$ 2 milhões”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
“Após o contrato firmado com a Santa Casa de Vitória, foram realizados 9.025 agendamentos entre consultas e exames e a fila de espera para consultas de pacientes com casos mais graves foi zerada. Essa nova oferta possibilitou a ampliação em 70% no número de consultas em oftalmologia”, falou a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.
Zerar fila de espera
Com o credenciamento para contratação de prestadores de serviços em consultas e exames médicos especializados, de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Vitória espera zerar a fila de espera para a realização de procedimentos médicos especializados na área da oftalmologia.
Ao todo, são ofertadas 20.400 consultas e 174.900 exames, por ano. Entre os exames estão: biometria, curva diária de pressão ocular, mapeamento de retina, paquimetria ultrassônica, retinografia colorida binocular e ultrassonografia do globo ocular.
Fluxo
As consultas e exames são oferecidos na Santa Casa de Vitória e, para ser atendido, o morador de Vitória deve passar por consulta médica na Unidade de Saúde do seu bairro. Havendo necessidade, o médico realiza o encaminhamento para a consulta ou exame oftalmológico.
Foto André Sobral