Você e sua empresa estão preparados para os desafios de 2022?
O administrador Douglas Chagas Fiorin e a advogada dra. Roberta Zóboli trouxeram dicas sobre o assunto
Início de ano é sempre igual, não é mesmo?! Junto com o ano novo chegam todas aquelas promessas de fazer diferente o que não conseguimos executar no ano anterior. Esse sentimento acompanha muita gente, não apenas na vida pessoal, mas na profissional também. E o que vai fazer isso ser diferente é apenas uma coisa: seu poder de ação.
E para ativar esse poder – que pode até virar um super poder – algumas ferramentas são fundamentais para que você não chegue ao final de mais um ciclo, com o mesmo sentimento de sempre. Uma delas é o Planejamento Estratégico. Por meio dele você define suas metas, as monitora frequentemente, faz os ajustes necessários (se precisar) e, com um plano de trabalho eficaz, consegue alcançar os objetivos definidos no início do ano.
Aplicar esse método de trabalho na sua empresa, envolvendo toda a sua equipe, no início pode parecer até complexo. Mas a prática e o engajamento de todos faz o trabalho evoluir de forma ainda mais profissional e eficaz.
Sem contar que o processo que envolve o Planejamento Estratégico da empresa faz a equipe analisar dados e pontos que geralmente, no dia a dia, não são avaliados, como pontos fortes e fracos, fraquezas e ameaças, missão, visão e valores. E quando todos que estão no mesmo time têm consciência e clareza desses itens, o comprometimento em fazer cumprir aquele plano de ação traçado para alcançar as metas e os objetivos aumenta.
O Planejamento Estratégico geralmente é construído meses antes do ano começar, mas nada impede que você comece a organizar o seu agora. Essa é uma possibilidade para você já iniciar 2022 de uma forma diferente e com mais comprometimento e engajamento na sua empresa.