Publicado em:
20 de março de 2025
Texto:
Márcia Almeida e Rodrigo Elias
Foto:
Assessoria
Cobilândia está entre os bairros de Vila Velha com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue, com 63 registros. Por isso, foi estrategicamente escolhido para receber um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação teve início na quarta-feira (19) e será concluída, com um grande mutirão de limpeza, no sábado (22).
Neste primeiro momento, uma parte de Cobilândia será contemplada com a ação: a avenida Rio Marinho e as ruas Cabiúnas, Danilo Alves, Cafesópolis, Rufinópolis e Lobato, que ficam no entorno da praça principal. Nos próximos dias, as equipes vão expandir as atividades para contemplar outras partes do bairro.
Até sexta-feira, 20 agentes de Controle de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde vão percorrer o bairro orientando os moradores sobre as arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos. Paralelamente, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos farão limpeza de vias, remoção de entulho, raspagem, varrição e desobstrução de bueiros.
Mutirão de limpeza
No sábado, cerca de 100 trabalhadores da Secretaria de Serviços Urbanos estarão envolvidos em um grande mutirão de limpeza e vão passar nas ruas citadas acima recolhendo inservíveis como restos de móveis, vasilhames, pneus e outros objetos sem utilidade que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Em Vila Velha o combate ao Aedes aegypti é uma ação contínua e de grande importância para a saúde pública. As equipes percorrem diariamente os bairros da cidade com o objetivo de combater a proliferação do mosquito e também levando informações educativas aos moradores”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Cátia Lisboa.
Raphael Nascimento, secretário de Serviços Urbanos, ressalta a importância da colaboração da população para reduzir a incidência de dengue na região e garantir a eficácia das ações de combate ao mosquito. “As iniciativas realizadas pela Prefeitura de Vila Velha são fundamentais para evitar surtos da doença e garantir mais qualidade de vida para todos. Mas é necessário que todos façam a sua parte.”