Com a chegada da Semana Santa e o consequente aumento na procura por pescados, a Prefeitura de Vitória inicia nesta sexta-feira (21) a Operação Pescado Legal. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), segue até o feriado religioso com o objetivo de orientar, fiscalizar e coibir práticas ilegais na pesca e na comercialização de pescados.
Durante o período, as equipes da Semmam vão atuar tanto no mar quanto em terra. No mar, as abordagens serão feitas diretamente junto aos pescadores, com orientações sobre a legislação ambiental e fiscalização de eventuais irregularidades. Em terra, peixarias e restaurantes da capital serão visitados com foco na checagem da procedência dos produtos comercializados.
“Queremos assegurar que esse aumento de consumo aconteça dentro da legalidade e do equilíbrio ambiental, conforme determina o regramento em vigor”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.
Mais do que fiscalizar, a operação busca promover uma Semana Santa mais segura, justa e sustentável – garantindo o respeito ao meio ambiente, protegendo os recursos naturais e reforçando o compromisso com uma cidade que cuida do presente e do futuro.