Publicada em 25/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 25/03/2025, às 17h30
Por SEGOV/SUB-COM, com edição de Andreza Lopes
Anualmente, conforme o decreto nº 19.745/2021, todos os servidores que ocupam cargo em comissão precisam enviar a versão atualizada dos “antecedentes criminais” por meio do Protocolo Virtual, disponível no site da Prefeitura de Vitória. Neste ano, o prazo segue até o dia 31 de março.
O processo é muito simples e pode ser feito em, no máximo, 10 minutos. Todos os links para acessar as certidões estão inseridos no processo de maneira que não é preciso realizar pesquisa nas páginas de busca (Ex: Google).
Ao final é gerado um número de protocolo que precisa ser anotado para que o servidor possa acompanhar a tramitação do processo. Após análise, se toda a documentação estiver correta, o servidor receberá um e-mail do Protocolo Virtual informando que o processo foi “concluído no setor“.
Passo-a-passo:
1. Acesse o Protocolo Virtual e clique em “Entrada de processo“;
2. Faça login com o seu usuário e senha do Portal do Cidadão;
3. Clique em “Novo processo“;
4. Digite no campo assunto “Antecedentes Criminais“;
5. Selecione o órgão de destino “Seges/GRSR/CRA“;
6. Digite o resumo e clique em “Prosseguir“;
7. Digite o número do seu CPF no campo “Requerente” e em “Documentos obrigatórios” anexe as certidões, em caso de dúvidas tem o link do site onde baixar;
8. Após anexar todas elas, clique em “Prosseguir” e “Finalizar cadastro“;
9. Ao final, você receberá um nº de processo.
Em caso de dúvidas, o servidor deve estar em contato com o Protocolo Geral pelo Telefone/Whatsapp: (27) 98185-0233 ou pelo e-mail:protocoloeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br .