O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) já está se preparando para a realização do processo eleitoral que vai eleger os novos conselheiros da sociedade civil, para atuação no período de 2025/2027. O Comped é composto por 34 titulares e seus respectivos suplentes.
A eleição está marcada para o dia 29 de abril, às 13 horas, no auditório da Casa do Cidadão, em Maruípe. De acordo com a comissão organizadora, só poderá votar o eleitor que comparecer à Assembleia Eleitoral para assistir ao pronunciamento dos candidatos. E será desclassificado o candidato que não comparecer à Assembleia até as 14h30.
A presidente do Comped, Nara Paterlini Marques, explicou que todos os munícipes de Vitória, maiores de 16 anos tem direito a votar. Para isso, basta levar o cartão de Unidade de Saúde de referência, declaração de atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou correspondência nominal (boletos de água, luz, telefone, plano de saúde, ou contrato de aluguel).Também é necessário apresentar documento com foto.
A secretária de Assistência Social, Soraya Manato, enfatizou a importância dos Conselhos municipais para garantir a participação da sociedade na gestão da cidade e na formulação de políticas públicas. “Os Conselhos são uma peça importante para gestão democrática em qualquer âmbito da administração pública”, falou Soraya.