O teatro Sesc Glória, localizado no Centro Histórico de Vitória, será palco da “Mostra Cinemática – Da Margem à Correnteza”, na próxima quinta (3) e sexta-feira (4). Com uma programação diversificada, o evento trará mais de 20 filmes distribuídos em 10 sessões temáticas, abordando questões socioambientais urgentes.
Apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, a mostra tem por objetivo fomentar a cena audiovisual capixaba, trazendo um panorama de filmes brasileiros promovendo um espaço democrático de acesso à arte e à cultura. Entre os princípios defendidos pela mostra estão: a diversidade cultural, a pluralidade étnico-racial e o respeito aos direitos humanos.
O público será estimulado a refletir sobre a proteção da sociobiodiversidade, os saberes populares e ancestrais e a luta pela terra, pela água e pelas florestas.
A ação também tem o compromisso de democratizar o acesso ao cinema e fortalecer iniciativas que valorizam a produção cultural local.
“A Mostra Cinemática acredita no poder do cinema como um organismo vivo, que pulsa e se expande, nos convocando a perceber e transformar as pequenas coisas ao nosso redor. Das margens emergem as narrativas que fazem a correnteza fluir. E os espectadores, são parte fundamental desse fluxo”, declarou a produtora cultural responsável pelo projeto, Amanda Miranda.
As sessões, que são gratuitas, serão realizadas entre às 14 e às 20 horas na sala de cinema da edificação.
A entrada é franca. Para aqueles que desejarem, a organização estará recolhendo 1 kg de alimento não perecível que será encaminhado para diferentes instituições filantrópicas. A entrada será por ordem de chegada e a disponibilidade de ingressos estará sujeita a lotação da sala que comporta 80 pessoas por sessão.
Para garantir a inclusão, algumas sessões contarão com legenda descritiva e tradução em Libras. A programação completa pode ser conferida no Instagram oficial da Mostra ou por meio do email mostracinematicaeira$4h064+pref.gmail.com .
A classificação indicativa da maioria dos filmes é livre, exceto “Cidade; Campo” (16 anos) e “Eu não posso fazer nada” (12 anos).
Serviço
“Mostra Cinemática – Da Margem à Correnteza”
Quando: quinta e sexta-feira (3 e 4 de abril) das 14 às 20 horas
Onde: Sesc Glória – Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro Histórico de Vitória
Entrada gratuita
A organização estará recolhendo 1 kg de alimento não perecível para doação.