Foto Divulgação
A Prefeitura de Vitória reforçou o combate à receptação de materiais furtados, como fios de cobre, tampas de bueiro e outros metais. Nesta quarta-feira (2) uma ação, realizada por meio de operação integrada, envolveu equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semmam), Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), e contou ainda com o apoio da Polícia Civil.
A fiscalização ocorreu em dois estabelecimentos do bairro Gurigica, com foco especial em ferro velhos, locais que, muitas vezes, acabam recebendo materiais provenientes de furtos para revenda. Desta vez, não foram encontradas irregularidades. No entanto, a Prefeitura já anunciou que operações como essa serão contínuas e farão parte de uma força-tarefa permanente contra esse tipo de crime.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho, esse tipo de ação é essencial para garantir que os estabelecimentos estejam funcionando dentro da legalidade. “Na primeira vez em que fiscalizamos um dos locais visitados hoje, ele não possuía licença ambiental. Agora, já está devidamente regularizado. Isso mostra que a fiscalização tem efeito e que estamos no caminho certo”, destacou.
Além de coibir a receptação, a Prefeitura também busca inibir os furtos, que causam prejuízos à infraestrutura pública e à população. Os materiais furtados, além de comprometerem serviços essenciais como iluminação e segurança, colocam em risco a integridade física das pessoas e sobrecarregam os cofres públicos.
A fiscalização de ferro velhos é parte de um conjunto de ações estratégicas adotadas pelo município para combater crimes contra o patrimônio público e privado. A população também pode contribuir com esse trabalho: denúncias de práticas irregulares podem ser feitas, de forma anônima, pelo canal Fala Vitória 156 (telefone, site ou aplicativo).