
Foto: Divulgação/PMCI
Os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Cachoeiro de Itapemirim começaram a receber treinamentos e capacitações sobre a Tuberculose, com a abordagem de temas voltados à situação epidemiológica, assistência e cuidados com os pacientes. As atividades são realizadas pela coordenação do Programa de Combate à Tuberculose e Hanseníase, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Duas unidades já receberam o treinamento contínuo. O primeiro foi realizado com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na UBS “Doutor Adonai Machado Alburquerque”, no bairro dos Ferroviários, em 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
Nesta sexta-feira (4) foi a vez dos ACS da Unidade Básica de Saúde do bairro São Luiz Gonzaga. A ação foi feita em parceria com os acadêmicos de Medicina da Multivix.
O treinamento realizado nas UBS tem o objetivo de fornecer informações sobre o diagnóstico, tratamento, acompanhamento e cura do paciente com tuberculose, sendo no uso das suas medicações e no monitoramento realizado pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e do programa municipal de combate à doença.
“É muito importante treinar os nossos profissionais que atuam diretamente com este paciente para que ele tenha sucesso no seu tratamento, que tenha cura e que diminua a incidência de abandono durante esse processo”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose e Hanseníase, Marusca Mesquita.
O cronograma prevê a realização de treinamentos de todos os agentes comunitários de Saúde das 33 UBS’s do município até o final deste ano. A ação vai se estender a todos os profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família envolvidos com o tratamento dos pacientes com tuberculose.