Encontro traça metas para Serviço de Atendimento no Domicílio de Vitória

Foto Divulgação

Encontro do Sad
Encontro do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio (SAD).

Avançar. Este foi o verbo mais conjugado na manhã desta terça-feira (8) durante o Encontro de Supervisão Coletiva dos trabalhadores do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio (SAD) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória. O grupo dialogou sobre propostas de ações coletivas com os acompanhados, visando assegurar um atendimento de excelência a pessoas com deficiência, pessoas idosas, seus familiares e vizinhos, público-alvo do serviço.

A ação fez parte do calendário de atividades do SAD, voltado para avaliação, monitoramento e aprimoramento do serviço, além de compreender a dinâmica do serviço nos bairros de Vitória e suas particularidades. Para a qualificação dos atendimentos, dos processos de planejamento e execução é fundamental compreender o serviço em sua totalidade, alinhando teoria e prática por meio de diálogo com os trabalhadores do serviço.

Foto Divulgação

Encontro do Sad
Encontro do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio (SAD).

O encontro contou com a participação da secretária de Assistência Social de Vitória, Sorayra Manato, que durante a abertura destacou o caráter inovador do serviço e impacto social da atuação da equipe no trabalho social. “Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Vitória já entenderam que não podemos esperar as famílias chegarem ao serviço. Com o SAD atuamos para estarmos junto a elas em seus domicílios. Agora, precisamos avançar nas ações para alcançar mais famílias em situação de vulnerabilidade”, comentou.

Desde a implantação do SAD, a equipe já realizou acompanhamento de aproximadamente 338 pessoas, uma média de 28 usuários por educador social. O mês de março encerrou com 220 pessoas em processo de acompanhamento.

O serviço está presente nos 12 Cras da capital, junto ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Vitória foi a primeira cidade do Espírito Santo, em 2023, a possuir os três serviços da Proteção Social Básica, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Notícias Relacionadas

Domingo de Páscoa no Brasil

Domingo de Páscoa no Brasil: um dia de fé, união e sabor Neste domingo, 20 de abril de 2025, o Brasil celebra o Domingo de