A seriedade, a transparência e o zelo no tratamento das receitas e despesas fazem de Vitória a capital com o menor endividamento do Brasil! É o que aponta novo levantamento do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O indicador de endividamento público integra o pilar de “Sustentabilidade Fiscal” e utiliza dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Ele mede a razão entre a Dívida Consolidada Líquida e a Receita Corrente Líquida da administração pública municipal — ou seja, quanto os municípios devem em relação ao que arrecadam.
Para o secretário municipal de Fazenda, Regis Mattos, o trabalho de cuidado com as contas públicas realizado na atual gestão ficará como legado para Vitória. “O reconhecimento motiva a equipe e mostra o trabalho que provoca impacto na vida do cidadão. Isso significa redução de gastos e profissionalização da gestão pública, visando à melhoria dos serviços e ao aumento nos investimentos e trazendo mais entregas em prol dos moradores”.
Nos últimos anos, Vitória subiu nas pesquisas do Ranking de Competitividade dos Municípios, resultado de uma gestão que trabalha e investe no crescimento da cidade. Em 2023, a cidade ficou em 8° lugar geral no Ranking. Já no ano de 2024, subiu cinco posições e alcançou o 3° lugar geral. Além disso, também em 2024, Vitória alcançou o primeiro lugar nos pilares de “Capital Humano” e “Funcionamento da Máquina Pública”.