Promover o turismo atrelado à cultura, arte, culinária e lazer. Essa é a aposta da atual gestão da capital capixaba, que trabalha intensamente para que a nova orla de São Pedro seja um dos pontos turísticos mais visitados do Espírito Santo. O local, que está em constante desenvolvimento, recebe inúmeros investimentos e passa por requalificação, com obras que contemplam diferentes fases de intervenção.
A primeira etapa do Projeto Vitória de Frente para o Mar, Fase 1A da nova orla de São Pedro, foi entregue no dia 4 de julho de 2024. Com 1.160 metros de píer nos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, o projeto já recebeu novas áreas, como estacionamento, ciclovia, arquibancadas alagáveis, deques, cinco atracadouros, além de espaços voltados à cultura e ao trabalho dos pescadores, como o Centro de Pescado, a Praça do Caboré e os queimadores de mariscos.
“Temos gastronomia, arte e história em um só lugar. Antigamente, a infraestrutura do ambiente não era capaz de dar espaço para o crescimento da região, mas hoje, com novos investimentos e intervenções, seremos capazes de potencializar todas as belezas da Grande São Pedro”, disse Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.
“Além de oferecer uma estrutura de ponta, nosso foco também é incentivar o movimento e a cultura capixaba. Depois da inauguração da orla, já foram promovidos diferentes eventos no local, como a festa de Réveillon, as Vilas Natalinas e, dessa vez, as Vilas de Páscoa”, finalizou o prefeito.
Com novos ambientes de convívio, o lugar virou palco para inúmeros eventos municipais e programações da região. Com o investimento, o local recebeu um aumento na movimentação de moradores e turistas, de dentro e fora do estado. Esse é um impacto que já está sendo percebido pelos comerciantes locais.
Transformando vidas
Eliana Santos é chef de cozinha na região da Ilha das Caieiras. Segundo a comerciante, o novo espaço feito pela prefeitura trouxe mais satisfação e conforto para todos os visitantes. “Depois de toda a mudança feita aqui na orla, nós estamos recebendo mais clientes, e eles têm ficado muito satisfeitos com toda a infraestrutura dessa nova orla. Isso também é bom para a gente, já que nossas produções e nossas vendas aumentaram”, disse.
A comerciante é conhecida por sua dedicação à tradição da torta capixaba, que é um prato típico da Semana Santa no Espírito Santo. Muitos turistas vão até a Ilha das Caieiras para se deliciar e conhecer a receita típica capixaba. “Recebemos pessoas que buscam conhecer nossa cultura local e nossa comida, agora temos um espaço que pode acolher a todos”, finalizou Eliana.
Essa é uma realidade vivida também por Hudson Caieiras, proprietário da fábrica dos bombons Caieiras, que percebeu o crescimento da região depois de todos os investimentos. “Com a nova orla nós conseguimos fazer com que as pessoas que moram por aqui conheçam nossa fábrica e façam parte do nosso negócio. Nós geramos emprego e pertencimento e, com o crescimento das nossas vendas, a região cresce junto com a gente.”
“Com o apoio da prefeitura, nós conseguimos também capacitar nossos trabalhadores, com cursos oferecidos aqui na nova orla, melhorando nossa entrega. Nós estamos aqui vendendo nossa cidade, as pessoas ficam maravilhadas com a estrutura do bairro, notando a diferença de anos atrás”, finalizou o empreendedor.
Celso Luchini, presidente do movimento comunitário da Ilha das Caieiras, fala sobre a transformação do ambiente nos últimos tempos. “As pessoas estão vindo para cá para passear com a família, cadeirantes que ficavam muitas vezes confinados dentro dos lares, hoje tem uma orla para um passeio. A infraestrutura está ótima! Depois de toda a intervenção estamos recebendo mais visitantes, que buscam um pouco de tudo por aqui, principalmente conhecer o novo local. Isso ajuda a região a ter mais reconhecimento e crescimento.”
Segunda etapa de obras
O local passa por obras de intervenção que requalificam a orla. O projeto de reurbanização, que ligará Santo André à Resistência, tem quatro quilômetros de extensão e beneficia outros dois bairros, Redenção e Nova Palestina, com 4,04 quilômetros de mobilidade e oportunidades de desenvolvimento para a população.
A reurbanização da Grande São Pedro faz parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, que está transformando a orla da capital, desde São Pedro até o Canal de Camburi, com obras que incluem píeres, escadarias, atracadouros, ciclovias, mobiliário urbano e novos espaços de lazer e gastronomia,
Essa grande obra segue a todo vapor e beneficiará moradores e visitantes ao longo de toda a orla, passando por Santo André, Andorinhas, Santa Luiza e chega ao Canal de Camburi, onde a cidade ganhará um novo polo gastronômico e espaços de convivência sobre a água.
Vitória segue se destacando em desenvolvimento e ampliando a qualidade de vida e dignidade em todos os cantos da cidade. Promover o turismo, a cultura e a cidadania, é também levar investimento para inúmeros pontos da capital, reconhecendo a importância e o valor que temos em cada um dos espaços da nossa ilha.