Após fortes chuvas, Defesa Civil de Vitória mantém alerta e intensifica orientações à população

Jansen Lube

Central de Monitoramento da Defesa Civil

A Defesa Civil de Vitória segue em estado de alerta em toda a capital, devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde a noite de quarta-feira (16). Nas últimas 24 horas, foi registrado um acumulado de 45 milímetros de precipitação, e a previsão indica que o tempo instável deve continuar nos próximos dias.

As equipes de prontidão em todas as regiões da cidade para atender prontamente a população. Qualquer ocorrência de emergência, como desabamentos, deslizamentos de solo, rolamento de rochas, entre outros desastres, pode ser comunicada diretamente ao plantão, pelo telefone (27) 98125-0986. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e durante todo o dia nos fins de semana e feriados.  Importante destacar que esse número é exclusivo para chamadas, não recebendo mensagens via WhatsApp ou outros aplicativos.

Além disso, a Defesa Civil de Vitória também está disponível nos telefones (27) 3382-6167

Monitoramento e atuação preventiva

Para garantir o rápido escoamento da água, todas as estações de bombeamento de Vitória operam normalmente nesta quinta-feira (17). Estão em funcionamento as unidades do Horto de Maruípe, Praia do Canto, Fernando Ferrari, Bento Ferreira/Santa Lúcia e Antônio Ferreira da Silva.

A Defesa Civil Municipal também mantém equipes de plantão para vistorias em áreas de risco, reforçando a prevenção e a resposta a possíveis emergências. O trabalho é apoiado pelo Mapenco – Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do Município de Vitória – que realiza a identificação e monitoramento contínuo de regiões vulneráveis, com base em dados geológicos e geotécnicos.

Atenção aos sinais de risco

Com o solo já encharcado, o risco de deslizamentos aumenta, especialmente nas áreas mais altas da cidade. A população deve ficar atenta a sinais de instabilidade do terreno, como:
• Árvores, postes, cercas ou muros inclinados recentemente;
• Grande volume de água descendo pelas encostas;
• Rachaduras no solo ou nas paredes;
• Portas e janelas que passaram a emperrar sem motivo aparente.

Diante de qualquer um desses indícios, o morador deve evacuar o imóvel imediatamente, avisar os vizinhos e entrar em contato com a Defesa Civil. Para demandas não emergenciais, o atendimento pode ser feito via 156.

A Prefeitura de Vitória reforça a importância da colaboração da população para prevenir acidentes e garantir a efetividade das ações de resposta.

Notícias Relacionadas