Deputado estadual diz que decisão final será na convenção partidária e defende “trabalho sério com entregas reais”
O deputado Wellington Callegari (PL) é um dos nomes cotados para disputa ao Senado Federal. Considerado “direita raiz” e com perfil conservador, ele confirmou que nada está decidido sobre quem será o candidato do PL: “Nós estamos no meio de um jogo de afirmações e especulações. Faz parte do processo de formação de qualquer candidatura. Nada do que se afirma pode ser interpretado literalmente, caso contrário, a política se torna previsível. Sem desmerecer ninguém e sem atropelar o processo, a minha corrida ao Senado já começou e não tem volta”.
Callegari lembrou que as convenções partidárias só acontecerão em julho de 2026, onde os demais correligionários participarão das decisões: “Todos os partidos políticos decidem suas chapas nas convenções. Eu entendo que ela é soberana ou pelo menos era para ser. Acredito que meu nome está posto e estamos construindo uma robustez com trabalho, diálogo e entregas relevantes. Me sinto preparado e tenho recebido apoio e incentivo de diversos movimentos de direita do Estado. O projeto cresceu e eu vou até o fim”, enfatizou.
Trajetória no PL e leis importantes
Durante o seu discurso na posse do deputado Gilvan da Federal, que assumiu o comando do Partido Liberal no município de Vitória, ocorrida na semana passada, Callegari lembrou a todos os presentes da sua luta e trajetória dentro do partido: “Eu tenho uma história de superação com o PL e lutei nos momentos difíceis do partido, mesmo antes da filiação do nosso presidente Bolsonaro, ajudando a eleger nossos representantes. O PL é a minha casa e eu conto com a confiança da grande maioria dos meus correligionários”.
Além do perfil conservador, Callegari aposta nas suas proposições aprovadas na Assembleia Legislativa, um conjunto de propostas com grande apelo popular, como a Lei do Parto Livre: “Meu mandato não é gritaria, é trabalho sério e com entregas reais. Hoje, a gestante que procurar uma maternidade ou um hospital público do Estado para ganhar seu bebê pode escolher a modalidade de parto, normal ou cesariana, devido à Lei 12.194, de minha autoria, aprovada desde o ano passado e que está em pleno vigor. Tenho visitado as cidades capixabas e estou testemunhando a transformação que a lei tem causado no atendimento às gestantes, sem violência, sem desrespeito e, acima de tudo, ouvindo e devolvendo o protagonismo às mães. Hoje, a Lei 12.194 salva vidas e resgata a dignidade das mulheres”.
Passos daqui pra frente e conversas com outros partidos
Finalizando, o deputado reitera que vai continuar percorrendo os municípios capixabas e propondo o debate de enfrentamento ao que ele denomina de ativismo judicial e distorção das atribuições de parte do Poder Judiciário: “Por causa do fisiologismo da classe política, partes do nosso Judiciário têm se arvorado sobre os demais poderes. É preciso mudar a nossa consciência política urgentemente, porque quem está pagando o preço é a própria população em geral. Precisamos mexer na realidade política do país e ter coragem para colocar cada um no seu devido lugar, respeitando suas respectivas atribuições. Por isso, eu defendo que as vagas para ministros do STF sejam ocupadas somente por juízes de carreira, com tempo determinado”.
Por fim, o deputado falou sobre as conversas com outros partidos, mas que o seu projeto é disputar o Senado pelo PL: “Tenho sido procurado por outros partidos de direita e conversado sobre as diversas possibilidades até 2026. No entanto, tenho dito que o meu projeto é ser candidato pelo PL. Graças a Deus, tenho construído minha história política de forma verdadeira e isso tem chamado atenção de vários segmentos. Credibilidade é tudo na vida e, na política, é fundamental”.
O deputado estadual Wellington Callegari é professor, filósofo, doutrinador e palestrante. É considerado um dos grandes expoentes dos princípios e valores conservadores e um dos nomes promissores da direita do Espírito Santo.