Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência elege novos conselheiros

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) se prepara para a posse dos novos conselheiros. Os  titulares e suplentes tomam posse no próximo dia 27 de maio, às 14 h, no auditório da Casa do Cidadão, em Maruípe. Dentre eles, será selecionado o futuro ou a futura presidente do Comped, que será presidido por representante da sociedade civil. Os novos conselheiros assumem o mandato para o biênio 2025-2027.

O processo eleitoral que resultou na nova composição ocorreu no último dia 29 de abril. Dez entidades se inscreveram para participar da eleição, sendo nove eleitas e uma na suplência. O Comped é composto por nove entidades da sociedade civil. Ao todo, o Conselho é formado por 17 conselheiros titulares e 17 conselheiros suplentes, representantes da sociedade civil e poder público.

Participaram do processo eleitoral as entidades da sociedade civil: Associação Alef Bet; Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (Ilbes), Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto (ACPD), Centro Universitário Salesiano (Unisales), Associação Beneficente Bem Amar (Abba), Casa de Atendimento e Orientação a Crianças e Adolescentes (Caoca),

Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do ES (Vitória Down) , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória (Apae Vitória), Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e o Conselho Regional de Fisioterapia Terapia Ocupacional 15ª Região (Crefito-15). A presidência do Comped é alternada poder público e sociedade civil. Esse mandato será da sociedade civil.

Todo o pleito eleitoral contou com a presença da secretária de Assistência Social, Soraya Manato, e da promotora responsável pela pessoa com deficiência e pessoa idosa do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES),Sandra Maria Ferreira.

A presidente do Comped, Nara Paterlini Marques, o processo eleitoral possibilita a renovação do quadro de conselheiros e a possibilidade de novos avanços e oportunidades de inclusão, acessibilidade no sentido mais amplo da palavra.

Para a secretária de Assistência Social, Soraya Manato, o processo de escolha eleitoral é a forma democrática de participação da sociedade, possibilitando a ampliação do debate e diálogo do poder público com a sociedade. “A união do poder público e a sociedade civil é o caminho para a convergência de ações que possibilite a oferta de possibilidade para o desenvolvimento, aprimoramento e implementação de políticas públicas mais efetivas para as pessoas com deficiência”, defendeu.

Notícias Relacionadas

1ª captação de órgãos em Guarapari

Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz realiza sua primeira captação de órgãos e marca avanço histórico em Guarapari Em um momento marcado por comoção, respeito e