Estudantes da Emef Maria Stella de Novaes participam de aula inaugural do projeto

Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Stella de Novaes deram o pontapé inicial para ampliar seus conhecimentos e garantir um futuro profissional brilhante. Na noite desta terça-feira (6), eles se reuniram no auditória da unidade de ensino,  localizada no bairro Grande Vitória, para a aula inaugural do projeto Pré-Ifes, que prepara os jovens e oportuniza ingressarem no Instituto Federal.

O encontro contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, da secretária de Educação, Juliana Rohsner, e da comunidade escolar do bairro, que lotou o auditório da escola. “Educação não se constrói sozinha. É com o esforço de cada profissional, de cada escola, mas principalmente com o esforço de vocês estudantes, que estão tendo a oportunidade do projeto Pré-Ifes. Nosso compromisso é garantir um ensino de qualidade, com equidade. E estamos trabalhando para promover isso em todos os territórios da capital”, disse o prefeito.

O projeto oferece aulas de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, em formato de cursinho. Todos os estudantes do 9º ano da rede municipal podem participar, com inscrições realizadas diretamente nas escolas. As aulas acontecem no período noturno, de segunda a quinta-feira.

Juliana Rohsner reforçou a importância do projeto para os estudantes e a comunidade escolar. “Nós acreditamos que a escola é o principal espaço de transformação da sociedade. Por isso, temos investido fortemente na formação dos profissionais da educação, na infraestrutura das unidades e na escuta ativa da comunidade escolar. Cada decisão que tomamos é orientada pelo compromisso com o direito de aprender de cada criança e adolescente. E o Pré-Ifes é fruto desse trabalho. A oportunidade de cada um de vocês poderem se preparar para o melhor ensino médio do país, que é o do Instituto Federal. Aproveitem essa oportunidade, é para o futuro de vocês”, declarou.

A ex-estudante da Emef Maria Stella de Novaes e agora estudante do Ifes, Vitória Cristina, falou sobre a importância da preparação no Pré-Ifes para conseguir a aprovação. “Hoje vejo o quanto o projeto fez diferença e colho os frutos disso. A estrutura do Ifes é incrível, são muitas possibilidades, em todas as áreas”, disse.

O Pré-Ifes

O principal objetivo do projeto é preparar os estudantes do 9º ano para um dos processos seletivos mais disputados no estado: o Ifes. São oferecidas aulas focadas na revisão e no aprofundamento dos conhecimentos necessários em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

Em 2025, o projeto será realizado em 24 unidades polo, atendendo todas as 40 Emefs que possuem turmas de 9º ano. Em 2024, foram 208 aprovados no Ifes, entre estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Vitória.

Notícias Relacionadas