Teatro Universitário da Ufes receberá, neste sábado (10), o espetáculo “Handpan Brasileiro: Ancestral e Sinfônico”, com o músico Luccas Martins e o Quarteto Zuri. A apresentação, que é gratuita, tem início marcado para às 19h30.
O concerto promete ser uma experiência sonora única, misturando o timbre hipnótico do handpan (instrumento musical de percussão em forma de disco, geralmente feito de aço, que é tocado com as mãos) com a potência das cordas de um quarteto de mulheres pretas capixabas, em uma linguagem musical que evoca as raízes da música afro-brasileira em linguagem de câmara.
O Quarteto Zuri, é composto por Jacqueline Lima (violino I), Ana Vitória Sales (violino II), Dayse Sales (viola) e Jéssica Vianna (violoncelo).
Sobre o espetáculo
Patrocínado pela Lei Rubem Braga, o concerto é uma versão camerística do espetáculo “Handpan Brasileiro: Ancestral e Sinfônico”, que estreou em 2022 com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.
Agora, no Teatro da Ufes, o espetáculo ganha novos contornos em um formato intimista. Com composições autorais de Luccas Martins, a apresentação traz à tona temas de ancestralidade, inovação e corpo, com uma sonoridade que mistura a música sinfônica com a rica tradição afro-brasileira.
“A proposta é fazer a música sinfônica com o protagonismo da música ancestral brasileira, que é afro. Daí surgiu esse encontro com o Quarteto Zuri, formado por essas musicistas de excelência e muito talento”, explica o artista Luccas Martins.
Ficha Técnica
Composição e arranjos: Luccas Martins.
Projeção e cenografia: Talles Birchler.
Iluminação e cenografia: André Stefson.
Som: Ricardo Tom e Xandy Barcelos.
Roadie: Luizinho.
Audiovisual: RC Films.
Correpetição: Léo de Paula.
Produção Geral: Loa Produções Artísticas.
Produção e assessoria: Glue Produtora e Comunicadora Cultural.
Apoio: Semc – Lei Rubem Braga, 027 Produções, Ufes.
Serviço
Concerto “Handpan Brasileiro: Ancestral e Sinfônico”
Quando: sábado (10), às 19h30
Onde: Teatro Universitário da Ufes – Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES
Entrada: gratuita, sujeita à lotação
Classificação indicativa livre.