Os trabalhadores que atuam nos espaços de acolhimento para crianças e adolescentes de vitória participaram, nesta quinta-feira (8), do curso de capacitação organizado pelo Instituto Fazendo História (IFH), por meio da parceria firmada com a Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas).
Esse é mais um passo rumo à consolidação da parceria que vai resultar um atendimento de maior excelência para os acolhidos com a instalação de espaços totalmente ambientados para leitura. Cada um dos sete espaços de acolhimento vai receber livros e kits de material gráfico para decoração desses ambientes.
A coordenadora do Programa Fazendo Minha História, Laís Gonçalves Boto, disse que o impacto desta metodologia, por meio da qual as crianças e adolescentes têm o direito de registrarem e acessarem suas histórias de vida, é essencial para a proteção e desenvolvimento integral. Ela lembrou que Vitória tem uma especificidade que, na maioria dos serviços, já desenvolve uma metodologia cuidadosa do trabalho com a história de vida dos acolhidos e se preocupa em aprimorar e contribuir para que as crianças e adolescentes tenham espaços digno também de leitura.
Na cidade desde a última segunda feira (5), Lais e a equipe do Instituto Fazendo História visitaram os sete espaços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes da cidade que serão contemplados com o projeto: Casa de Acolhida, Centro de Vivência, Centro de Vivência 1, Centro de Vivência 2, Centro de Vivência 3, Centro de Vivência 4 e Centro de Vivência 5.
Além da formação para os profissionais, os serviços participantes doreceberão 300 títulos infantis e juvenis, além de mobiliário, para criação ou complementação de espaços de leitura na unidade de acolhimento.
Foto Divulgação
A subsecretária de Proteção Social Especial da Semas, Carla Scardua, explicou que o projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura para execução nos abrigos. “O projeto é financiado pela Lei Rouanet, ou seja, não incide em nenhum custo para os nossos serviços selecionados. Mas, o mais importante a considerar é que esta parceria vem reforçar nossas ações junto aos nossos acolhidos”.
Carla destacou a importância da parceria com a garantia de formação para todos os profissionais que atuam nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes e voluntários. “Fazer com maior excelência o registro das histórias de vida do nosso público atendido, além de contar com metodologia também para encontros de mediação de leitura.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, disse que a iniciativa vai contribuir para garantir às crianças e adolescentes acolhidos o direito à educação, ao lazer e ao entretenimento por meio da leitura, além da preservação de sua história de vida.
“Acreditamos no potencial da leitura para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e adolescentes e registro de sua história de vida. Por isso, esta parceria é muito bem-vinda. Os espaços de acolhimento são provisórios e de caráter excepcional, mas que seja cada vez mais protetivo e enriquecedor para nossas crianças e adolescentes”, comentou Soraya.