Os participantes de atividades no Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) Centro, a partir de agora, contam com mais uma modalidade esportiva como aliada no processo de superação da condição de rua: a ioga. É que os trabalhadores daquele espaço decidiram lançar mão da técnica no processo de redução do estresse, a ansiedade e a depressão que acomete grande parcela desta população.
A coordenadora do Centro Pop, Danielle Solano e os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em parceria com as equipes do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que atuam na unidade estão constantemente pensando junto formas de oferta atividade que possibilitem avanços para a superação da condição de rua dos atendidos.
“Estamos sempre abertos a novas ideias, novas oficinas. Todas as nossas ações são pensadas internamente e, posteriormente, conversada com nossos atendidos. De forma conjunta (equipe e atentidos) construímos nossos combinados e colocamos em prática. Acreditamos que a prática da ioga será mais uma ação positiva entre eles”, comentou a coordenadora.
Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, a criatividade, o compromisso e a potência das equipes Suas e Sisan são o diferencial que vem trazendo resultados nesse trabalho contínuo junto a população em situação de rua. “As equipes não desistem de pensar em ações na garantia do direito dessa parcela da população que está em vulnerabilidade extrema”, frisou ela.