Encantamento e aprendizado marcam piquenique literário no Cmei Sinclair Phillips

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sinclair Phillips, localizado em Caratoíra, se transformou em um cenário de magia, alegria e descobertas com a realização do “Piquenique Literário com História Cantada”. A atividade, realizada nesta terça-feira (13), foi promovida pela equipe pedagógica, em parceria com o grupo de articuladores e dinamizadores da unidade, e tem como objetivo despertar o prazer pela leitura, integrando literatura, música e socialização em uma vivência lúdica e afetiva.

O pátio interno foi cuidadosamente preparado com decoração colorida, livros infantis e elementos que criaram um ambiente acolhedor e convidativo. Desde os preparativos, as crianças das turmas da Educação Infantil (G3 ao G6) demonstraram entusiasmo e curiosidade, participando com alegria de todas as etapas da atividade.

O ponto alto do piquenique foi a apresentação de uma história contada e cantada pelas professoras, que encantaram os pequenos ao combinar narrativa oral com musicalidade. A abordagem interativa despertou o interesse pela leitura e contribuiu para o desenvolvimento da linguagem oral, da escuta atenta e da expressão corporal. As crianças participaram ativamente, cantando trechos, fazendo gestos e interagindo com os personagens.

Após a contação, foi realizada uma degustação de frutas, promovendo hábitos alimentares saudáveis e fortalecendo a conexão entre a história contada e o cotidiano das crianças. O lanche coletivo também favoreceu o convívio social e o sentimento de pertencimento ao grupo.

A atividade foi considerada um sucesso pela equipe pedagógica e, principalmente, pelas próprias crianças. Maria Laura, do Grupo 6, resumiu sua empolgação: “Eu gostei das músicas e de tudo”. Já Lara Evelly, da mesma turma, comentou: “Gostei da lagarta, da borboleta, da música e da história”.

O Piquenique Literário com História Cantada foi uma atividade conduzida pelas articuladoras Deborah Gessika, Silvia Araújo e Fabíola Monteiro, com as pedagogas Giovana Mello e Silvia Teixeira. A iniciativa é uma prática pedagógica significativa, que reforça o papel da escola na formação de leitores sensíveis, cidadãos conscientes e protagonistas de suas próprias histórias.

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