Confirmado o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil

Com o primeiro registro em escala comercial, governo intensifica medidas de vigilância e isolamento na região afetada

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta sexta-feira (16) o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja comercial no Brasil. O foco foi identificado em uma unidade de produção de aves reprodutoras localizada em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul.

Até então, os casos registrados no país envolviam apenas aves silvestres ou de criação doméstica. Este é o primeiro episódio envolvendo uma granja que opera em escala comercial, o que acende um alerta para o setor avícola nacional.

Como medida preventiva, o governo decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias em um raio de 10 km ao redor da granja afetada. As aves remanescentes foram eliminadas e o protocolo de sanitização da propriedade já está em andamento.

Segundo o Mapa, não há risco de transmissão da gripe aviária pelo consumo de carne de frango ou ovos devidamente inspecionados. O contágio em humanos é raro e, geralmente, ocorre apenas em casos de contato direto com aves infectadas.

O caso já foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a parceiros comerciais do Brasil. O país segue com suas exportações em operação normal, já que, de acordo com as normas internacionais, a condição sanitária só é afetada quando há disseminação descontrolada da doença.

O Ministério reforça que segue com ações de vigilância ativa em todo o território nacional, incluindo monitoramento de aves silvestres e treinamento contínuo de equipes técnicas.

 

Notícias Relacionadas