Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a Guarda Civil Municipal de Vitória realizou, na noite desta sexta-feira (16), a 3ª mega blitz de combate à embriaguez ao volante. A operação ocorreu simultaneamente em três pontos da cidade, resultando em 1.741 testes de bafômetro aplicados. Outros 76 condutores se recusaram a realizar o teste.
A blitz, com foco em prevenção, fiscalização e educação no trânsito, teve como objetivo principal conscientizar sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool e reforçar a importância do respeito às leis de trânsito.
“As fiscalizações são fundamentais para promover um trânsito mais seguro e salvar vidas. Elas têm um papel preventivo e educativo, não apenas punitivo. É nas abordagens que conseguimos identificar irregularidades, orientar os condutores e coibir comportamentos de risco, como dirigir sob efeito de álcool ou sem habilitação. Quando intensificamos a fiscalização, mostramos que o trânsito precisa ser respeitado por todos. É uma ação direta que protege a vida e reforça o compromisso da gestão com a segurança viária”, destacou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni.
Durante a operação, nove veículos foram removidos, 144 autos de infração foram confeccionados e um motorista foi detido por embriaguez ao volante. O condutor, de 54 anos, foi abordado na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Santa Lúcia. Após algumas tentativas, ele conseguiu realizar o teste de bafômetro, que indicou 0,37 mg/l, configurando crime de trânsito. O homem foi conduzido à delegacia pela equipe da Guarda Municipal e apresentado à autoridade competente.
Campanha Maio Amarelo
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Maio Amarelo 2025 destaca a importância da velocidade segura e do comportamento consciente nas vias urbanas. Segundo o gerente de Operações de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, a velocidade compatível com a via dá ao motorista maior tempo de reação e controle do veículo.
“O condutor terá um tempo de reação maior e, consequentemente, mais controle sobre o veículo. Pode evitar uma colisão ou provocar um impacto menor caso venha a bater. Outro ponto importante é que colabora para um trânsito mais seguro e acolhedor, já que favorece a convivência entre todos os usuários das vias”, reforça Paraguassu.
Mais de 35 guardas municipais participaram da blitz, que aconteceu simultaneamente em três locais estratégicos: Avenida Nossa Senhora da Penha (Santa Lúcia), Avenida Fernando Ferrari (Jardim da Penha) e acesso à Segunda Ponte (Ilha do Príncipe).
A escolha da data reforça o conceito de desacelerar, que vai além de tirar o pé do acelerador. Envolve também uma mudança de mentalidade.
“Precisamos desacelerar a mente e ter mais calma e atenção no trânsito. A segurança é um desafio coletivo e depende de cada um de nós, pedestres ou condutores, fazer escolhas mais conscientes”, observa Paraguassu.
Programação Maio Amarelo em Vitória
Ao longo do mês, a Guarda de Vitória realizará 51 ações, sendo 28 blitze e 23 intervenções educativas. A estratégia une fiscalização intensiva com atividades de orientação, visando à redução de acidentes e à valorização da vida no trânsito.
“O Maio Amarelo é um momento de mobilização e conscientização sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. A mudança de comportamento salva vidas, e é nisso que acreditamos. Em Vitória, estamos fortalecendo a educação, a fiscalização e a presença preventiva nas ruas, porque nosso compromisso é com a vida”, completa Paraguassu.
Resultados positivos
Vitória apresentou uma redução de 62% nas mortes no trânsito em 2025 até o momento. Para o secretário Amarílio Boni, esse dado mostra que os esforços estão dando resultados.
“É um resultado que nos mostra que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a fazer. Vamos seguir juntos por um trânsito mais humano, seguro e respeitoso para todos”, pontua.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também destacou o impacto positivo das ações integradas e elogiou o trabalho das equipes envolvidas.
“Estamos alcançando resultados expressivos graças ao comprometimento dos nossos agentes e ao esforço coletivo em prol de um trânsito mais seguro. A redução significativa no número de mortes é reflexo de uma política pública séria, que une fiscalização, educação e respeito à vida. Vamos continuar avançando, com responsabilidade, cuidado e diálogo com a população”, afirmou Pazolini.
Dicas preciosas:
* respeite os limites de velocidade
mantenha distância segura
* planeje sua viagem: saia de casa com antecedência para ter tranquilidade no
* percurso e evitar pressa
* evite distrações: não use o celular enquanto dirige
* Se beber, não dirija