Vitória representa educação em encontro nacional

Após a divulgação de um relatório que apontou Vitória como o município com os maiores aumentos na aprendizagem e as maiores reduções nos índices de baixo conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática – junto a Goiânia – a ONG Todos pela Educação promoveu uma jornada formativa para lideranças da Educação em todo o Brasil. A capital capixaba esteve representada pela secretária da pasta em Vitória, Juliana Rohsner, que participou como uma das referências pelo trabalho e os resultados alcançados na cidade.

O encontro foi realizado em São Paulo, nos dias 14, 15 e 16 de maio, com o objetivo de fortalecer a capacidade dos gestores públicos de liderarem com sucesso reformas educacionais no Brasil. A jornada formativa reúne 17 participantes em posições de liderança nas secretarias municipais de Educação de todo o país.

Juliana Roshner falou sobre o reconhecimento da Educação de Vitória como referência e a importância da troca de informações entre gestores de cidades que trabalham em prol de uma educação pública de qualidade.

“Os resultados apontados no relatório do Todos são motivo de muito orgulho para toda a rede de ensino de Vitória. Os avanços que alcançamos refletem o compromisso diário dos nossos profissionais e o investimento permanente em políticas públicas estruturantes. Participar deste encontro ao lado de lideranças educacionais de todo o país é uma oportunidade valiosa para trocar experiências, fortalecer estratégias e reafirmar que, com trabalho técnico, gestão qualificada e foco nas crianças e nos estudantes, é possível transformar a educação pública. Seguimos firmes no propósito de garantir que cada criança e cada estudante tenha acesso à aprendizagem com equidade e qualidade”, destacou.

O estudo

O estudo, divulgado no último mês de abril, apresenta uma análise com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os dados mostram a variação nos níveis de aprendizagem no período pré e pós-pandemia da Covid-19, comparando dados de 2019 e 2023.

No recorte em que foram avaliados os índices de Vitória, foram filtrados os resultados de redes de ensino de 46 municípios de grande porte, sendo as 26 capitais e outras 20 cidades com população maior que 500 mil habitantes. Na análise, foram registradas as porcentagens de estudantes com aprendizado adequado e de estudantes com aprendizado abaixo do básico, em Língua Portuguesa e Matemática, nos 5º e 9º anos. Nos dois indicadores, Vitória se destacou.

O relatório cita que as redes de educação de Goiânia e Vitória podem servir de inspiração para os demais municípios. Segundo o documento, essas redes não apenas apresentaram avanços significativos no percentual de alunos com Aprendizagem Adequada, como também conseguiram reduzir a proporção de estudantes no nível Abaixo do Básico em Língua Portuguesa e Matemática, em ambas as etapas do Ensino Fundamental.

Notícias Relacionadas