Serviço de Atendimento no Domicílio realiza mobilização em Gurigica – Prefeitura de Vitória

Foto Divulgação

Senhor José Murilo com a equipe do Sead que atende idosos em situação de vulnerabilidade

Com o objetivo de aproximar população e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas (SAD), equipes da Assistência Social da capital prepararam uma mobilização comunitária, que  será realizada nesta quarta-feira (21), às 14h, no Residencial Vida Nova – Rua Desembargador Ernesto da Silva Guimarães, no bairro Gurigica, em Vitória.

A iniciativa contará com uma programação leve e informativa, incluindo dinâmica de quebra-gelo, roda de conversa com os moradores da região e um lanche coletivo ao final. Segundo a psicóloga Lorrayne Nunes, que integra a equipe do serviço, a principal finalidade da ação é tornar o SAD mais conhecido pela comunidade e ampliar o número de munícipes atendidos.

“O principal objetivo dessa mobilização é levar à comunidade o conhecimento sobre o serviço SAD, esclarecendo sobre os benefícios e a importância do atendimento que o serviço oferece”, explica Lorrayne.

A escolha do local não foi por acaso. O Residencial Vida Nova abriga principalmente idosos que por conta de dificuldades de acessibilidade, precisaram ser realocados. “É um conjunto de casas cedidas pela prefeitura, onde a maioria dos moradores são idosos com limitações. Além disso, há uma curiosidade crescente sobre o serviço e demandas surgindo através da divulgação, o que torna esse local estratégico para a busca ativa de novos usuários”, detalha a psicóloga.

Durante a roda de conversa, a equipe do SAD explicará como o serviço funciona, a quem se destina, com quais órgãos está vinculado e de que forma pode impactar positivamente a vida dos atendidos. O SAD atende idosos e pessoas com deficiência (PCDs), com ações personalizadas realizadas diretamente nas residências ou em espaços públicos acessíveis.

“O serviço é prestado de forma domiciliar, promovendo atividades externas que inserem os atendidos na comunidade e no lazer. Também fazemos e atualizamos o Cadastro Único, e articulamos para regularização de documentações pendentes e articulamos com outros serviços da assistência social. É um atendimento humanizado e próximo da realidade de cada pessoa”, reforça Lorrayne.

A expectativa da equipe é que a ação gere um efeito multiplicador na região. “Queremos conscientizar a comunidade sobre o serviço e atrair novos atendidos para o SAD, ampliando o alcance e beneficiando mais pessoas”, afirma.

Pessoas interessadas em ter acesso ao SAD, mas que não puderem participar da mobilização, podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região ou entrar em contato com algum profissional da rede socioassistencial.

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