Fígado e rins foram doados por vítima de acidente de trânsito; é a segunda doação registrada em menos de uma semana no hospital
A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, nesta quarta-feira (21), mais uma captação de órgãos. Desta vez, o paciente foi vítima de um acidente de trânsito e, embora tenha recebido toda a assistência necessária do hospital, não resistiu.
A família, em um gesto de extrema solidariedade, decidiu autorizar a doação. Foram captados fígado e rins, que foram destinados para pacientes que aguardam na fila por um transplante no Estado.
Essa é a segunda doação de órgãos em menos de uma semana. A última foi feita na última sexta-feira (16). Na ocasião foram doados fígado e córneas, que também foram destinados para pacientes aqui do Espírito Santo.
A captação dos órgãos ocorre somente após a constatação de morte encefálica — ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Esse diagnóstico é realizado por uma equipe profissional, por meio de exames de imagem, exames clínicos e laboratoriais.
A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Beatriz Colodetti, destaca a importância de a pessoa comunicar à família, em vida, o desejo de ser doadora.
“É a família que vai autorizar a doação. Por isso, é importante deixá-la avisada”, explicou