Jansen Lube
Jansen Lube
A preparação para o processo seletivo de ensino médio e técnico Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) segue a todo vapor na rede municipal de Vitória. Na última segunda-feira (19), foi a vez dos estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti e da Emef Álvaro de Castro Mattos, localizadas em Jardim da Penha, participarem da aula inaugural do Projeto Pré-Ifes, que prepara os jovens para ingressarem no Instituto Federal. O encontro, realizado no auditório da EmefÉber Louzada, contou com a presença da secretária de Educação Juliana Rohsner, além de toda a comunidade escolar das duas unidades.
O projeto oferece aulas de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, em formato de cursinho. Todos os estudantes do 9º ano da rede municipal podem participar, com inscrições realizadas diretamente nas escolas. As aulas acontecem no período noturno, de segunda a quinta-feira.
A secretária Juliana Rohsner, falou sobre o fim do ciclo das aulas inaugurais e a oportunidade para que os estudantes aproveitem o projeto. “Chegamos na última aula inaugural do Pré-Ifes na rede de Vitória. Estamos consolidando a oportunidade para estudantes de todos os territórios da cidade passarem no processo seletivo do Instituto Federal. Além da oportunidade, vocês terão toda a estrutura pedagógica nesse formato de cursinho para terem a condição de serem aprovados. A gente sabe que não é simples, mas acreditamos que a Educação não é um caminho para a transformação social, mas que é o único caminho. Desejo muito sucesso para todos vocês”, destacou.
A diretora Evania de Angeli garantiu aos estudantes e aos pais que estiveram no encontro uma estrutura completa para a preparação dos jovens. “Aqui eles terão professores preparados para o formato de cursinho, que vão trabalhar todo o conteúdo das últimas provas do Ifes nos simulados aos sábados. Além da alimentação e do material didático para se dedicarem ao máximo no projeto”, contou.
O ex-estudante da Emef Álvaro de Castro Mattos, João Amaro, que participou do projeto em anos anteriores e hoje está no Instituto Federal, falou da persistência de hoje fazer parte do Ifes. “Eu tentei a primeira vez, não consegui. Mas agradeço aos meus pais que me incentivaram a continuar estudando, aos meus professores que deram todo o apoio e fizeram com que, no ano seguinte, eu conseguisse a aprovação. O Ifes é um universo de oportunidade e fazer parte disso é muito gratificante. O Pré-Ifes foi fundamental nessa preparação e eu a dica que eu dou é: estudem bastante, que a gente consegue chegar lá”, disse.
O Pré-Ifes
O principal objetivo do projeto é preparar os estudantes do 9º ano para um dos processos seletivos mais disputados no estado: o IFES. São oferecidas aulas focadas na revisão e no aprofundamento dos conhecimentos necessários em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
Em 2025, o projeto está sendo realizado em 24 unidades polo, atendendo todas as 40 Emefs que possuem turmas de 9º ano. Em 2024, foram 208 aprovados no Ifes, entre estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Vitória.