O Seminário “Matriciamento como estratégia para a organização e gestão do cuidado em Rede”, marcou a manhã desta quinta-feira (22) na Escola Técnica do SUS (Etsus). Organizado pelo Grupo Condutor do Matriciamento da capital, o evento destaca a organização na rede municipal de saúde de Vitória enquanto arranjo institucional fundamental para a integralidade do cuidado e para a efetividade e resolutividade da Atenção Básica.
O Seminário, estruturado como um talk-show, contou com a participação de diversos atores relacionados ao matriciamento como a psicóloga do Caps Infantojuvenil de Vitória, Thalita Calmon, e a assistente social do Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Crai), Olga Nascimento, representando os matriciadores; a psicóloga Anisia Souza e a diretora da unidade de saúde de Bairro República, Juliana Fagundes, representando as Unidades que recebem o matriciamento; e como convidada, a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) especialista em matriciamento, drª Alexandra Iglesias.
“O conhecimento técnico é muito importante, é como a luz que nos mostra o caminho para alcançarmos uma saúde que nos permite chegar bem até os 80 anos ou mais. A competência para aplicar esse conhecimento é fundamental, junto com a empatia e a compaixão. Eu tenho muito orgulho dessa equipe competente, empenhada e que faz a Saúde de Vitória se destacar em nosso Estado e em nosso País”, afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
O diálogo, mediado pelo psicólogo da Semus Rodrigo Scarabelli, abordou sob diferentes olhares e aspectos, a importância do matriciamento, seu cotidiano, prática e desafios para fortalecê-lo como estratégia para o cuidado integral.
Após o talk-show, o grupo condutor apresentou para os presentes as próximas ações planejadas para fortalecer o matriciamento no município.
Matriciamento em Vitória
O Grupo Condutor do Matriciamento de Vitória é composto por representantes da Coordenação de Atenção Básica, da Coordenação de Atenção Especializada, da Área Técnica de Saúde Mental, da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa e da Etsus, além dos diretores dos serviços matriciadores do município: Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Casa Rosa.