Cachoeiro capacita servidores para atuação em emergências e desastres – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

A capacitação reúne uma frente multidisciplinar essencial para o atendimento de base
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em uma ação integrada, deu início a uma importante oficina estratégica voltada para a preparação de servidores diante de situações de emergência e desastres. O curso visa a formação de multiplicadores para o projeto “Agente de Proteção”, qualificando as equipes para uma atuação ágil, coordenada e eficiente em momentos de crise no município.

A capacitação reúne uma frente multidisciplinar essencial para o atendimento de base na cidade. Estão participando das atividades enfermeiros, agentes de combate às endemias (ACE), agentes comunitários de saúde (ACS), além de coordenadores de área e a equipe técnica da Vigilância Ambiental, atuando em conjunto com o corpo estratégico da Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim.

O maior objetivo do encontro é estabelecer uma rede de profissionais altamente preparados dentro do território municipal.

Em cenários adversos — como fortes chuvas, inundações ou impactos epidemiológicos decorrentes de desastres —, essas equipes serão as primeiras a identificar riscos, orientar a população de forma segura e otimizar as ações de socorro e assistência em saúde.

Expansão do Projeto

Esta etapa funciona como o pilar inicial do programa. Posteriormente, o projeto “Agente de Proteção” será expandido de forma capilarizada, sendo multiplicado para 100% dos agentes de combate às endemias, todos os agentes comunitários de saúde e toda a equipe que compõe a rede de saúde pública de Cachoeiro de Itapemirim.

Com essa descentralização do conhecimento, a administração municipal garante que cada comunidade e distrito conte com profissionais qualificados em prontidão para acolher, proteger e instruir as famílias, minimizando drasticamente os danos causados por eventos climáticos e emergências públicas.

Notícias Relacionadas