Conferência Municipal de Saúde de Vitória segue até esta sexta-feira (26)
Vitória realiza a 14ª Conferência Municipal de Saúde sob o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é cuidar do Brasil”, que segue até a sexta-feira (26), na Escola Técnica do SUS de Vitória (Etsus).
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMSV), terá grupos de trabalho para discussões dos Eixos Temáticos nesta quinta-feira (25). Já na sexta (26), acontecem a aprovação das propostas e a eleição de delegados para a etapa da Conferência Estadual, na Escola Técnica de Saúde de Vitória (Etsus).
A abertura da Conferência, realizada nesta terça-feira (23), no auditório da PMV, contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, Alexandro Martins Costa, de vereadores da Câmara de Vitória, além de conselheiros de saúde.
Na ocasião, a secretária Magda destacou a importância da participação popular na construção das políticas públicas e no fortalecimento da Atenção Primária. “Este espaço é fundamental para construirmos, com o controle social, trabalhadores e gestores, as propostas que irão fortalecer a Atenção Primária e a saúde nas comunidades, pautadas no acolhimento humanizado, no respeito e no trabalho contínuo pela saúde da população”, declarou.
A palestra principal da conferência foi conduzida pelo professor e médico de família e comunidade Marcello Dalla Bernardina, chefe da Unidade de e-Saúde do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam/Ufes) e doutor em saúde da criança. Ele abordou os temas principais do evento, destacando como sistemas de saúde em países democráticos apresentam melhores resultados na saúde da população em geral.
Plano Municipal de Saúde
O principal objetivo desta Conferência é a elaboração de propostas e diretrizes para a construção do novo ciclo de planejamento dos planos plurianuais estadual e nacional para o quadriênio 2028-2031. Dessa forma, o evento vai abordar o tema central organizado nos seguintes quatro eixos temáticos:
I – Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
II – Financiamento adequado e suficiente para o SUS;
III – Emergências climáticas e justiça socioambiental;
IV – Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral;
Para o Conselho Municipal de Saúde de Vitória, a Conferência convoca a sociedade a um exercício coletivo de responsabilidade e compromisso com a vida, criando um espaço que permite avaliar conquistas, identificar desafios e, sobretudo, apontar caminhos para garantir o direito à saúde, assegurado constitucionalmente.







