Foto: Divulgação/PMCI
A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da equipe técnica da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na noite de terça-feira (23) uma capacitação prática voltada para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). O treinamento consistiu na busca ativa e captura noturna de escorpiões no distrito de São Vicente, consolidando uma nova etapa de preparação técnica dos profissionais que atuam diretamente na proteção da saúde da população.
A ação de campo representa o desdobramento prático de um ciclo de treinamentos que já vinha ocorrendo na modalidade teórica. Sob a coordenação e supervisão da própria equipe técnica da Vigilância Ambiental, os agentes aprenderam a identificar os principais esconderijos, manusear os equipamentos de proteção e aplicar as técnicas corretas e seguras para o recolhimento dos espécimes.
O distrito de São Vicente foi escolhido estrategicamente para o início deste projeto piloto por ser considerado uma região com características geográficas e ambientais propícias ao surgimento e proliferação de escorpiões em nosso município. Durante a operação noturna, foram capturadas dezenas de exemplares da espécie escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), reconhecida pelo potencial risco à saúde humana.
De acordo com o Gerente de Vigilância Ambiental, Fabio Gava, a ida a campo expande significativamente a capacidade de resposta das equipes de saúde.
“O dia foi de irmos a campo fazer a captura e ampliar o trabalho e conhecimento dos agentes, que já haviam passado pelos treinamentos teóricos. Vendo a necessidade do município, a equipe de vigilância está capacitando seus profissionais para também realizarem a captura técnica. Contudo, não deixamos de informar a população, pois o processo de orientação e cuidado contínuo é muito mais importante, uma vez que atua diretamente na prevenção do acidente”, destacou o gerente.
Trabalho preventivo e dados epidemiológicos
Antes da capacitação prática de captura, as equipes de agentes já vinham desenvolvendo uma série de ações coordenadas no distrito de São Vicente. Em atendimento a demandas registradas via Ouvidoria e notificações de agravos por acidentes com animais peçonhentos, os profissionais realizaram um minucioso trabalho orientativo de porta em porta. A comunidade recebeu instruções sobre limpeza de quintais, eliminação de entulhos e vedação de frestas para evitar que os animais entrem nas residências.
A urgência da capacitação se reflete nos dados epidemiológicos deste ano. No período de 1º de janeiro até o dia 20 de junho deste ano, o município de Cachoeiro de Itapemirim já registrou 77 casos de acidentes por animais peçonhentos, sendo que 51 deles foram causados por escorpiões (66% do total).
Com o sucesso do projeto piloto em São Vicente, a Vigilância Ambiental planeja estender o cronograma de treinamento de captura para outras equipes e distritos mapeados. A prefeitura ressalta que o engajamento dos moradores em manter os ambientes limpos continua sendo a principal barreira contra acidentes.




