Os estudantes do 9º ano das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, no bairro Jardim Camburi, tiveram, na noite desta terça-feira (29) a aula inaugural do projeto Pré-Ifes. O encontro com a comunidade escolar aconteceu na EMEF Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, que será a unidade polo para atender também os estudantes das EMEFs Elzira Vivacqua, Maria Madalena Domingues e Padre Guido Ceotto. O prefeito, Lorenzo Pazolini, e a secretária municipal de Educação, Juliana Roshner, participaram de mais essa aula inaugural.
O prefeito destacou a iniciativa do Pré-Ifes dentro dos investimentos realizados para a melhoria na educação da cidade. “A partir da transformação que estamos fazendo na educação de Vitória, com equipamentos, infraestrutura, melhorando o ambiente pedagógico, nós tivemos um grande crescimento nos resultados. Somos referência em educação pública de qualidade para o Brasil. E a ideia do Pré-Ifes vem para corroborar isso. Para pensar no futuro, no dia de amanhã, na carreira profissional de cada um. Aliando isso com o desejo das famílias, que quer o melhor para os filhos, sobrinhos, netos. Isso tudo no melhor ambiente de aprendizagem, que é o que queremos proporcionar aqui”, destacou.
Os estudantes da região de Jardim Camburi se juntam aos de todas as outras regiões da cidade no projeto, que tem o objetivo de preparar os jovens para o processo seletivo de ensino médio e técnico do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). No Pré-Ifes, são dadas aulas de reforço, em formato de “cursinho”, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
A secretária, Juliana Rohsner, destacou a abrangência do projeto, que atende estudantes em todas as regiões de Vitória. “Hoje, o Pré-Ifes não é uma realidade só de Jardim Camburi. Temos muita responsabilidade e orgulho disso. Estamos fazendo aqui a 17ª aula inaugural do projeto. Temos mais 6 para serem feitas. Isso em todos os territórios da cidade. São 2400 vagas para todos os nossos estudantes do 9º ano, terem acesso a uma oportunidade de qualidade, com uma estrutura pedagógica de excelência. São profissionais habilitados, preparados para o cursinho, para o processo seletivo, que vão tornar essa experiência ainda mais enriquecedora para os nossos estudantes”, disse.
Todos os estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino terão a oportunidade de participar. As inscrições são feitas nas próprias escolas. As aulas acontecem no período noturno, de 2ª a 5ª feira, com direito a alimentação para os jovens que estiverem matriculados.
O ex-estudante da rede municipal, agora cursando Informática no Ifes, Miguel Maioli, falou sobre a importância do projeto. Ele, que ficou em 3º lugar geral no Espírito Santo, contou a experiência aos colegas. “A dedicação é conjunta. Nossa, dos professores, da equipe da escola. É preciso abdicar de algumas coisas, uma saída com os amigos, deixar de jogar um pouco, mas o resultado aparece e somos recompensados. O Pré-Ifes é uma oportunidade muito boa para a nossa vida”, contou.
Em 2025, o projeto está sendo realizado em 23 unidades polo, atendendo todas as 40 Emefs que possuem turmas de 9º ano. Em 2024, foram 208 aprovados no Ifes, entre estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Vitória.